O Irlandês Netflix O Irlandês Netflix

Netflix deve parar de produzir filmes “caros e vaidosos”, como O Irlandês

Sob a chefia de Scott Stuber, a área de produção cinematográfica da Netflix está em reformulação.

Após perder cerca de 200 mil assinantes e uma boa porcentagem de suas ações no último trimestre, a plataforma começou a cancelar projetos e demitir funcionários, na pretensão de reduzir seus custos.

Como mostra o THR, uma das áreas afetadas pelos cortes foi na divisão de filmes para a família e projetos independentes da plataforma – que poderiam conter um orçamento de até 30 milhões de dólares. Um dos projetos cancelados pela Netflix, por exemplo, foi a série animada Pearl, com a produção de Meghan Markle.

Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, comentou que a empresa deve focar em filmes com maior visibilidade do público, e cita as produções Não Olhe Para Cima, Alerta Vermelho e O Projeto Adam, como exemplos de sucesso.

Mas, os executivos estão querendo não somente pegar projetos com um orçamento menor, mas focando na qualidade. Algo que joga contra ao padrão da plataforma atualmente, que lança um filme toda semana.

No entanto, a Netflix continua no esquema de adquirir projetos que podem trazer deixar o streaming em evidência, como é o caso da recente compra de Pain Hustlers, novo filme de David Yates com Emily Blunt.

Dentro da empresa, há indícios que a era dos “projetos caros e vaidosos”, como O Irlandês, de Martin Scorsese, não deve acontecer tão cedo.

“Essa tendência de fazer qualquer coisa para atrair talentos e dar carta branca a eles está desaparecendo”, disse uma fonte ao THR. Haverá exceções – afinal, é Hollywood – mas, na essência, essa nova era parece seguir com mais disciplina.

A plataforma também aposta no crescimento com os cinemas quando adquiriu os direitos milionários de O Agente Oculto, filme com Ryan Gosling e Chris Evans comandado pelos Irmãos Russo, com o orçamento de 200 milhões de dólares. Além da franquia Entre Facas e Segredos, sucesso estrelado por Daniel Craig com a direção de Rian Johnson.

Recentemente, a Netflix anunciou que deve lançar o seu plano de assinatura com anúncios, este com um valor menor do que o habitual, ainda em 2022.