O cineasta Chris Tex lançou Wind Princess, seu filme tributo de Nausicaä do Vale do Vento, com 16 minutos, no YouTube.
Baseado na animação clássica de Hayao Miyazaki, o projeto recria imagens do começo da obra, acompanhando a heroína mascarada explorando a gigantesca floresta de fungos que tomou conta de seu mundo distópico. Desenvolvido por Tex e seus amigos, o filme foi gravado no Brasil.
Wind Princess teve sua estreia mundial no Fantasia Film Festival e também foi selecionado no Sitges Film Festival. Tex já havia dito que a intenção de seu filme é homenagear Hayao Miyazaki e que espera doar todos os figurinos e adereços produzidos ao museu do Studio Ghibli, que fica na cidade de Mitaka, no Japão.
Hayao Miyazaki criou o mangá original e publicou na revista Animage, da editora Tokuma Shoten. Posteriormente, ele adaptou a história para o filme animado reconhecido mundialmente, em 1984. Embora a animação tenha sido produzida antes da criação do Studio Ghibli, ele é considerado como parte do corpo de trabalho do estúdio, já que muitos dos envolvidos em sua produção, eventualmente, formaram o Ghilbi.
Miyazaki produziu o mangá de 1982 a 1994, concluído em sete volumes. A editora JBC publicou a obra de Nausicaä do Vale do Vento no Brasil.
via Anime News Network.