Mostra de cinema sobre a morte integra ciclo no Sesc Ipiranga

Projeto Finitudes abre debate sobre o envelhecer e a existência humana em diversas linguagens

Com entrada gratuita e sessões de 31/10 a 19/12, a Mostra de Cinema Finitudes integra o projeto homônimo que discute a morte e a efemeridade da vida no Sesc Ipiranga.

São ao todo oito filmes de diferentes diretores e nacionalidades, abordando o tema da vida enquanto findável e as possibilidades que essa (in)certeza sugere. A mostra ainda inclui um longa voltado para o público infantil, que traz com delicadeza e ludicidade o tema que muitas vezes é socialmente emudecido.

No dia 31/10 o diretor José Roberto Torero e o escritor e jornalista Marcus Aurelius Pimenta realizam um bate-papo após a exibição do curta “MORTE” e relacionam a temática do filme com as discussões acerca da efemeridade da vida.

O Ciclo Finitudes é parte de uma série de reflexões sobre temas sensíveis ao envelhecer e discorre sobre a existência do ser humano a partir do sentimento do finito. Ao convidar o público a refletir sobre este objeto, o projeto promove abertura do diálogo e retira a morte do lugar silencioso e excludente que a sociedade inflige aos temas delicados.

A exibições ocorrem sempre às terças e têm entrada gratuita. A retirada de ingresso é feita com uma hora de antecedência. Confira a programação:

MORTE. Dir. José Roberto Torero. Elenco: Laura Cardoso e Paulo José. 2002, Brasil. 15min.

Casal prepara-se para a “grande viagem” não esquecendo as flores, a música, a bagagem: tudo nos mínimos detalhes. Após a exibição, o diretor José Roberto Torero e o escritor e jornalista Marcus Aurelius Pimenta autores de “Os Vermes”, estarão presentes para um bate papo a partir de questões abordadas no enredo do filme relevante ao tema finitude.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Data: 31/10

E SE VIVESSEMOS TODOS JUNTOS. Dir. Stéphane Robelin. 2011. Alemanha, França. 96 min.

Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda) estão ligados por uma forte amizade que já dura há mais de 40 anos. Assim, quando a memória falha, a velhice mostra sua força e o fantasma da casa de repouso vem assombrá-los, eles decidem viver juntos. O projeto parece loucura, mas a convivência traz velhas lembranças, novas perspectivas e um novo desafio: viver em república com mais de 75 anos.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Data: 7/11

AMOR. Dir. Michael Haneke – Oscar melhor filme estrangeiro. 2012. Áustria. 127 min.

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Data: 14/11

A FESTA DE DESPEDIDA. Dir. Tal Granit e Shayron Maymon. 2014, Alemanha. 95 min.

Um grupo de amigos em uma casa de repouso em Jerusalém constroem uma máquina de auto eutanásia, a fim de ajudar um amigo em estado terminal. Quando os rumores sobre a máquina começam a se espalhar, mais e mais pessoas começam a se interessar pela ideia de partir dessa para uma melhor, e o grupo de amigos se questionam se o que estão fazendo é a coisa certa.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Data: 28/11

HANAMI CEREJEIRAS EM FLOR. Dir. Doris Domie. 2009, Alemanha. 127 min.

Quando Trudi (Hannelore Elsner) descobre que seu marido Rudi (Elma Wepper) tem uma doença grave, ela sugere que ambos visitem os filhos em Berlim, sem contar a eles sobre o estado de saúde do pai. Como Franzi (Nadja Uhl) e Karl (Maximilian Brückner) não dão muita atenção aos pais, eles resolvem partir para o mar Báltico. É quando, subitamente, Trudi morre.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Data: 05/12

A DESPEDIDA. Dir. Marcelo Galvão. 2014, Brasil. 90 min.

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Almirante, senhor de 92 anos, casado, que vive sua última noite com a amante de apenas 37 anos de idade. Ele não pode mais viver sozinho e tem consciência de sua extrema fragilidade física. Sabe que seus dias chegaram ao fim. Sente um estranhamento de se ver no limite ínfimo da vida, impossibilitado de fazer planos e viver esse amor que ignora regras, tradições e a diferença extrema de idade. Em apenas um dia, Almirante vai tentar atar todos os nós que deixou soltos pela vida.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Data: 12/12

INVASÕES BÁRBARAS. Dir. Denys Arcand. Comédia Dramática. 2004. França/Canadá. 100 min.

À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

Data: 19/12

Cinema Infantil

Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

FESTA NO CÉU. Dir. Jorge R. Gutierrez. Animação. 2014. Estados Unidos. 94 min.

Conta a jornada de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas da sua família e/ou seguir seu coração. Antes de escolher qual o caminho a seguir, ele embarca numa incrível aventura, que se estende por três mundos fantásticos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Lembrados.

Data: 31/10 e 1/11 – terça e quarta às 9h

Serviço

CICLO FINITUDES

A proposta do Ciclo Finitudes é apresentar diferentes discussões acerca desse tema e provocar o público a se aprofundar na reflexão, abraçando a impermanência que nos acompanha para que possamos nos apoderarjustamente, da vida.

Onde: Sesc Ipiranga

Mostra de Cinema

De 31/10 a 19/12, todas as terças, às 17h, no teatro.

Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

Data: 31/10 MORTE. Dir. José Roberto Torero. Ficção. 2002, Brasil. 15min.

Data: 7/11 E SE VIVESSEMOS TODOS JUNTOS. Dir. Stéphane Robelin. 2011. Alemanha, França. 96 min.

Data: 14/11 AMOR. Dir. Michael Haneke – Oscar melhor filme estrangeiro. 2012. Áustria. 127 min.

Data: 28/11 A FESTA DE DESPEDIDA. Dir. Tal Granit e Shayron Maymon. 2014, Alemanha. 95 min.

Data: 05/12 HANAMI CEREJEIRAS EM FLOR. Dir. Doris Domie. 2009, Alemanha. 127 min.

Data: 12/12 A DESPEDIDA. Dir. Marcelo Galvão. 2014, Brasil. 90 min.

Data: 19/12 INVASÕES BÁRBARAS. Dir. Denys Arcand. Comédia Dramática. 2004. França/Canadá. 100 min.

Cinema Infantil

Grátis, retirada de ingresso com uma hora de antecedência.

Data: 31/10 e 1/11 FESTA NO CÉU. Dir. Jorge R. Gutierrez. Animação. 2014. Estados Unidos. 94 min.