CRIME-EM-ROUBAIX-Roubaix-une-lumiere CRIME-EM-ROUBAIX-Roubaix-une-lumiere

Mostra Cinema Francês Contemporâneo acontece em SP

Entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Cinema Francês Contemporâneo, um recorte da produção francesa recente que evidencia os caminhos que a filmografia do país vem tomando nos últimos anos.

A mostra é uma correalização entre Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français e Cinemateca Brasileira, e será acompanhada por um curso de dois dias ministrado pelo professor Michel Marie, da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle).

A mostra busca ressaltar alguns destaques das muitas vertentes do cinema francês pós 2010, passando por documentários, animações e ficções de diferentes gêneros.

A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

O curso será composto por duas aulas presenciais 3/02 (16h30) e 4/02 (17h30) sobre os filmes da mostra. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site da Cinemateca Brasileira. Haverá emissão de certificado para os participantes. Michel Marie é professor de história do cinema na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). É autor de livros como A Nouvelle Vague e Godard e Dicionário teórico e crítico de cinema.

Programação da mostra Cinema Francês Contemporâneo

Quarta-feira, 31 de janeiro

18h – NOCTURAMA (Nocturama)

França, 2016, 130min, cor, 16 anos

Direção: Bertrand Bonello

Após colocarem bombas nas ruas de Paris, um grupo de jovens desiludidos passam uma noite tensa escondidos em um shopping de luxo. Vencedor do prêmio SIGNIS do Festival de San Sebastian, menção honrosa no Festival de Mar del Plata, seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto e Festival Internacional de Cinema de Roterdã.

Elenco: Finnegan Oldfield, Vincent Rottiers, Manal Issa, Hamza Meziani, Martin Guyot, Laure Valentinelli, Jamil Mccraven, Rabah Naït Oufella, Adèle Haenel

20h30 – BARBARA (Barbara)

França, 2017, 97 min, cor, 16 anos

Direção: Mathieu Amalric

Um diretor decide fazer um filme biográfico sobre Barbara, uma lendária cantora francesa. Aos poucos, realidade e ficção vão se fundindo tanto para a equipe do filme, quanto para a atriz. Filme de abertura da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2017.

Elenco: Jeanne Balibar, Mathieu Amalric, Clement Aurore, Vincent Peirani, Aurore Clément, Grégoire Colin

Quinta-feira, 1º de fevereiro

18h – PAUL SANCHEZ ESTÁ DE VOLTA (Paul Sanchez est revenu)

França, 2017, 111min, cor, 14 anos

Direção: Patricia Mazuy

Ninguém acredita quando Paul Sanchez, um notório criminoso, reaparece depois de 10 anos. Ninguém, exceto Marion, uma jovem policial que passa a fazer de tudo para capturá-lo.

Elenco: Laurent Lafitte, Zita Hanrot, Philippe Girard

20h10 – TROIS JOURS ET UNE VIE

França, 2019, 120min, cor, 14 anos

Direção: Nicolas Boukhrief

No Natal de 1999, em uma cidadezinha no norte da França, a vida do pequeno Antoine é tragicamente marcada pelo assassinato de um cão e pelo misterioso desaparecimento de uma criança.

Elenco: Pablo Pauly, Sandrine Bonnaire, Philippe Torreton, Charles Berling

Sexta-feira, 2 de fevereiro

18h – CRIME EM ROUBAIX (Roubaix une lumière)

França, 2019, 119min, cor, 14 anos

Direção: Arnaud Desplechin

Na noite de Natal, em uma pequena cidade no norte da França, o chefe de polícia e seu novo assistente precisam que investigar o assassinato brutal de uma senhora. As vizinhas da vítima são interrogadas – elas são alcoólatras e apaixonadas. Filme exibido na competição oficial do Festival de Cannes em 2019.

Elenco: Roschdy Zem, Sara Forestier, Léa Seydoux, Antoine Reinartz

20h15 – EMBARQUE (A l’abordage)

França, 2020, 95min, cor, 12 anos

Direção: Guillaume Brac

Félix e Alma se conhecem por acaso e passam uma noite juntos. Eles vivem realidades muito distintas – enquanto ele precisa trabalhar, ela está saindo de férias com sua família. Ele decide surpreendê-la e parte em viagem com um amigo para encontrá-la do outro lado da França. Seleção oficial e menção honrosa do júri FIPRESCI no Festival de Berlim de 2020.

Elenco: Salif Cissé, Éric Nantchouang, Edouard Sulpice, Asma Messaoudene

Sábado, 3 de fevereiro

14h – ALBATROS (Albatros)

França/Bélgica, 2020, 115min, cor, 14 anos

Direção: Xavier Beauvois

O policial Laurent pretende se casar com Marie, com quem tem uma filha. Contudo, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando acidentalmente mata um fazendeiro, quando tentava impedi-lo de cometer suicídio. Seleção oficial do Festival de Berlim de 2021.

Elenco: Jérémie Renier, Marie-Julie Maille, Iris Bry, Victor Belmondo

16h30 – CURSO – CINEMA FRANCÊS NO SÉCULO XXI
Aula 1 com Michel Marie

19h – MANDÍBULAS(Mandibules)

França/Bélgica, 2020, 72min, cor, 14 anos

Direção: Quentin Dupieux

Quando dois amigos encontram uma mosca gigante presa no porta-malas de um carro, decidem adestrá-la com a esperança de ganhar muito dinheiro com isso.

Elenco: Grégoire Ludig, David Marsais, Adèle Exarchopoulos, India Hair, Roméo Elvis, Coralie Russier

Ano: 2020

Domingo, 4 de fevereiro

14h – NÓS (Nous)

França, 2022, 115min, cor, livre

Direção: Alice Diop

Encontros em uma linha de trem que cruza Paris e seu subúrbio de norte a sul: uma faxineira, um mecânico, um escritor, uma enfermeira e a própria cineasta revisitando o lugar de sua infância.

Elenco: Ismael Soumaïla Sissoko, N’deye Sighane Diop, Pierre Bergounioux, Bamba Sibi, Marcel Balnoas, Ethan Balnoas

16h – OS ANOS SUPER 8

França, 2023, 62min, cor, livre

Direção: David Ernaux-Briot, Annie Ernaux

Vídeos caseiros em super-8 da família de Annie Ernaux revelam não somente a vida doméstica, mas também um testemunho precioso sobre o lazer, o estilo de vida e as aspirações de uma classe social na França dos dez anos que se seguem após 1968. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2022.

17h30 – CURSO – CINEMA FRANCÊS NO SÉCULO XXI

Aula 2 com Michel Marie