Mostra Cine-Delas | Canal Brasil apresenta filmes assinados por mulheres

Antes de cada exibição no Canal Brasil, Anna Muylaert se reúne com cineastas para discutir temas relacionados à presença feminina no cinema nacional na Mostra Cine-Delas

O Canal Brasil irá exibir a partir do próximo dia 5 de janeiro a Mostra Cine-Delas, num total de 13 filmes assinados por mulheres. As exibições acontecem todos os sábados, às 22h, com reprise na terça-feira seguinte, à 0h15. A mostra se encerra justamente em março, mês do Dia Internacional da Mulher, visando reforçar a presença feminina num ambiente onde as funções são majoritariamente dominadas por homens.

Confira a programação no mês de janeiro:

AMORES DE CHUMBO (2018) (98’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Tuca Siqueira com a participação de Júlia Murat e Sandra Kogut
Horário: sábado, dia 5, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Tuca Siqueira
Sinopse: Miguel (Aderbal Freire Filho) e Lúcia (Augusta Ferraz) estão prestes a comemorar quatro décadas de casamento em uma festa familiar. Apesar da idade avançada e do longo período juntos, o relacionamento caminha bem, com juras de amor de ares adolescentes e promessas até a eternidade. Tudo parece caminhar bem até o ressurgimento de Maria Eugênia (Juliana Carneiro da Cunha), uma escritora e antiga amiga do casal exilada em Paris devido à sua militância política contra o regime militar recém-chegada a Recife. O reencontro resgata uma questão há anos abafada entre o casal; Lúcia lutou para tirar o marido da prisão após ele enfrentar a ditadura e ficou ao seu lado durante todos esses anos, mas interceptou as cartas da literata endereçadas ao seu cônjuge por saber dos sentimentos de um pelo outro.

MEU PASSADO ME CONDENA – O FILME (2013) (101’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Julia Rezende com a participação de Jorane Castro e Tizuka Yamasaki
Horário: sábado, dia 12, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Julia Rezende
Sinopse: Quando Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) se encontram, é amor à primeira vista. Eles se casam um mês depois de se conhecerem e decidem viajar à Europa em um cruzeiro em lua de mel. Só que, durante a viagem, eles encontram seus antigos namorados, Beto (Alejandro Claveaux) e Laura (Juliana Didone), que hoje estão juntos e também passam sua lua de mel.

CAMPO GRANDE (2016) (120’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Sandra Kogut com a participação de Júlia Murat e Tuca Siqueira
Horário: sábado, dia 19, às 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Sandra Kogut
Sinopse: Regina (Carla Ribas) é uma mulher de meia-idade moradora de Ipanema, um dos bairros mais valorizados do Rio de Janeiro. Mesmo residindo em uma vizinhança nobre, seu cotidiano e sua figura não são necessariamente luxuosos. Ela leva uma vida bastante tediosa e praticamente solitária em seu apartamento, não fosse pela ocasional presença da filha, Lila (Julia Bernat), com quem briga frequentemente e, por isso, está de mudança para a casa do pai, de quem Regina se divorciou recentemente. Sem qualquer explicação, duas crianças são deixadas na porta de sua casa, junto a um bilhete com o nome da proprietária. Ela nunca as viu na vida e não conhece os responsáveis por elas. Os pequenos Rayane (Rayane dos Santos) e Ygor (Ygor Manoel) foram abandonados pela mãe apenas com a promessa de um retorno próximo, sem qualquer tipo de informação ou contato.

PELA JANELA (2018) (87’)
Anna Muylaert conversa com a diretora Carolina Leone com a participação de Juliana Antunes
Horário: sábado, dia 26, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Carolina Leone
Sinopse: Rosália (Magali Biff) é funcionária de uma fábrica de materiais elétricos da periferia de São Paulo pelas últimas três décadas. Aos 65 anos, o ofício entre fios, motores e soldas é a atividade exclusiva de sua vida – ela não tem filhos, amigos e relacionamentos amorosos, possuindo apenas o irmão, José (Cacá Amaral), como única companhia de sua morosa rotina. Seu cotidiano resume-se a cuidar da casa humilde em que habita e ser sempre a primeira a chegar e a última a sair da linha de montagem. O dia a dia com praticamente nenhuma emoção sofre um grande baque quando a empresa passa por um processo de fusão e os novos sócios fazem uma série de exigências, entre elas, a demissão da idosa para a contratação de um homem mais novo. Em um momento de suposta calmaria em sua trajetória, a protagonista se vê em uma encruzilhada.