Mickey Mouse Mickey Mouse

Mickey Mouse entra em domínio público

Desde o primeiro dia do ano de 2024, o clássico Mickey Mouse, que estreou na animação “Vapor Willie” de 1928, entrou em domínio público nos Estados Unidos.

Junto do rato ícone da Disney, “Vapor Willie” também apresentou Minnie Mouse. Com isso, as imagens agora estão disponíveis ao público, permitindo que profissionais criativos, como cartunistas, retrabalhem e usem livremente as versões originais de Mickey e Minnie. Ainda assim, não é possível usar os personagens de suas versões posteriores – que continuam com seus direitos autorais protegidos pela marca.

No entanto, a Disney destaca que as versões mais modernas dos personagens permanecem protegidas por direitos autorais. Além disso, várias outras obras de 1928 também entraram em domínio público nos EUA, incluindo o filme de Charlie Chaplin “O Circo” e obras literárias de Virginia Woolf e DH Lawrence.

O Brasil possui suas próprias regras de direitos autorais com datas de expiração distintas. A Disney, que enfrentou anteriormente a perspectiva de perder os direitos autorais de seus desenhos animados originais, vê esta como uma fase marcante, pois as criações originais agora podem ser legalmente compartilhadas e utilizadas de diversas maneiras.

Um porta-voz da Disney disse à CNN que já estão planejando a proteção de sua marca para o futuro.

“Continuaremos, é claro, a proteger nossos direitos sobre as versões mais modernas do Mickey Mouse e outros trabalhos que permanecem sujeitos a direitos autorais, e trabalharemos para nos proteger contra a confusão do consumidor causada por usos não autorizados do Mickey e de nossos outros personagens icônicos”.

O Ursinho Pooh foi um dos personagens que entrou em domínio público há poucos anos e ganhou uma versão de filme de terror trash.