Lançado nos cinemas em 25 de agosto, Marte Um, de Gabriel Martins, já alcançou a marca de mais de 60 mil ingressos vendidos em todo o país. Além disso, o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar já começou sua campanha rumo à indicação na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, e, recentemente, foi premiado em dois festivais nos EUA, aumentando ainda mais sua visibilidade entre os votantes.
O filme já conta com um publicista nos Estados Unidos, que será responsável pela gerencia da campanha, e criação de um calendário para agendamento das sessões que vão acontecer em Los Angeles, Nova York, São Francisco e Londres, ao longo dos próximos meses.
Nos últimos dias, no Out On Film Festival – Atlanta LGBTQ Film Festival, Marte Um recebeu os troféus de melhor filme de ficção, melhor filme internacional e melhor elenco. Já no Nashville Film Festival, o longa recebeu o prêmio de melhor longa de ficção.
Esta também é a primeira vez que um filme dirigido por um diretor preto é escolhido para representar o Brasil no Oscar, e o longa conta com uma carreira de Festivais que começou com no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, em janeiro passado e sua primeira sessão no Brasil aconteceu no Festival de Gramado, sendo premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri. Ainda foi exibido em 35 festivais internacionais, ganhando prêmios de melhor longa, também, no Black Star Film Festival na Filadélfia e no San Francisco Film Festival, na Califórnia.