Marte Um Marte Um

Marte Um é o grande vencedor do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Foram anunciados nesta quarta-feira, 23 de agosto, os vencedores do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O grande destaque da noite foi “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, laureado com oito troféus Grande Otelo: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Som. A cerimônia – que é realizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Silvio Guindane e Cláudia Abreu.

Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, “Marte Um” estreou no Festival de Sundance e foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar®. É o segundo longa do cineasta mineiro Gabriel Martins e é centrado no cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais.

O troféu Grande Otelo de Melhor Atriz foi para Dira Paes (“Pureza”) e o de Melhor Ator, para Carlos Francisco (“Marte Um”). Adriana Esteves ganhou na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (“Medida Provisória”) e como Melhor Ator Coadjuvante quem ganhou foi Cícero Lucas (“Marte Um”).

Foram anunciados 29 prêmios para longas-metragens, curtas e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, além do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, que teve votação pelo site da instituição. Como é tradição, a abertura dos envelopes foi ao vivo, auditada pela PwC Brasil.

O cineasta paraibano Vladimir Carvalho foi o grande homenageado desta edição. Aos 88 anos, Vladimir segue como referência do “cinema verdade” e inspiração para novas gerações de documentaristas. Suas produções, carregadas com elementos do Cinema Novo, contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante da tela. Ainda em celebração ao documentário, a Academia também homenageou o crítico de cinema, escritor e jornalista Amir Labaki, idealizador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Com direção de Batman Zavareze, roteiro de Bebeto Abrantes e performances do pianista, orquestrador e compositor pernambucano Vitor Araújo, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Youtube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e pelo Canal Brasil, com sinal aberto para não-assinantes no GloboPlay. A transmissão no Canal Brasil/GloboPlay teve apresentação de Simone Zuccolotto, com comentários da atriz Bárbara Paz e reportagem de Maria Clara Senra e Kiko Mollica.

A 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma realização da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e tem apuração e acompanhamento pela PwC Brasil.

OS VENCEDORES DO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2023

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO

  • MARTE UM – Gabriel Martins. 

Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico

MELHOR FILME JÚRI POPULAR

  • BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM, de Halder Gomes. 

Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento

MELHOR DIREÇÃO

  • GABRIEL MARTINS – Marte Um

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

  • CAROLINA MARKOWICZ – Carvão

MELHOR ATRIZ

  • DIRA PAES como PUREZA – Pureza

MELHOR ATOR

  • CARLOS FRANCISCO como WELLINGTON – Marte Um

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

  • ADRIANA ESTEVES como ISABEL – Medida Provisória

MELHOR ATOR COADJUVANTE

  • CÍCERO LUCAS como DEIVINHO – Marte Um

MELHOR FILME INTERNACIONAL

  • ELVIS (EUA) – Baz Luhrmann. 

Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO

  • ARGENTINA, 1985 (Argentina) – Santiago Mitre 

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

  • KOBRA AUTO RETRATO – Lina Chamie

Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

  • TARSILINHA – Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.

Produção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino por Pinguim Content 

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL 

  • PLUFT, O FANTASMINHA – Rosane Svartman.

Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

  • GABRIEL MARTINS – Marte Um

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 

  • ANGELO DEFANTI – O Clube dos Anjos

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

  • A MENINA ATRÁS DO ESPELHO – Iuri Moreno

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO

  • BIG BANG – Carlos Segundo

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

  • TERRITÓRIO PEQUI – Takumã Kuikuro

MELHOR MONTAGEM 

  • THIAGO RICARTE e GABRIEL MARTINS – Marte Um

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

  • LEONARDO FELICIANO – Marte Um

MELHOR EFEITO VISUAL

  • SANDRO DI SEGNI – Pluft, O Fantasminha

MELHOR SOM

  • MARCOS LOPES e TIAGO BELLO – Marte Um

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

  • ADRIAN COOPER – A Viagem de Pedro

MELHOR MAQUIAGEM

  • TAYCE VALE e BLUE – A Viagem de Pedro

MELHOR FIGURINO

  • MARJORIE GUELLER, JOANA PORTO e PATRICIA DORIA – A Viagem de Pedro

MELHOR TRILHA SONORA

  • PEDRO GUEDES, FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER – Eduardo e Mônica

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT

  • PACTO BRUTAL – O ASSASSINATO DE DANIELLA PEREZ – 1ª TEMPORADA –

Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra. 

Escrita por Guto Barra.

Produção: Producing Partners.

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, DE PRODUTORA INDEPENDENTE – TV PAGA E OTT

  • VAMOS BRINCAR COM A TURMA DA MÔNICA – 1ª TEMPORADA – 

        Direção Geral: Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi.  

        Escrita por Belise Moffoli

  Produção: Mauricio de Sousa Editora

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE PARA TV ABERTA, TV PAGA/OTT

  • MANHÃS DE SETEMBRO – 2ª TEMPORADA – Direção Geral: Luis Pinheiro. Escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida.

Produção: O2 Filmes