Sétimo longa-metragem do realizador cearense Petrus Cariry, o drama Mais Pesado é o Céu (2023) integra a Mostra Brasil da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. As exibições acontecem nos dias 27 e 30 de outubro, respectivamente às 20h50 e às 21h30, ambas no Espaço Itaú de Cinema Augusta. A primeira sessão contará com a presença do ator Matheus Nachtergaele, um dos protagonistas da trama, e da produtora Bárbara Cariry. Os ingressos podem ser adquiridos no aplicativo do festival ou na bilheteria do cinema. As sessões estão sujeitas à lotação.
Sinopse oficial – Mais Pesado é o Céu
Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.
O elenco ainda traz nomes como Ana Luiza Rios, Silvia Buarque, Danny Barbosa e Buda Lira. A trama acompanha o encontro de Antônio (Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios) que, por motivos diferentes, pegam a estrada em busca de reconstruir a vida. Diante de um Brasil devastado pela crise moral e política, os dois acolhem um bebê abandonado e formam uma família improvável sob o sol escaldante do interior do Ceará. A produção é da Iluminura Filmes e a distribuição está a cargo da Sereia Filmes.
Mais Pesado é o Céu foi um dos grandes destaques do último Festival de Cinema de Gramado e recebeu os prêmios de melhor direção, melhor fotografia e melhor montagem (em parceria com Firmino Holanda), além do Prêmio Especial do Júri para a atriz Ana Luiza Rios pela interpretação da personagem Teresa. O longa também venceu o German Independence Award – Spirit Of Cinema no 30º Oldenburg International Film Festival, na Alemanha, e segue na carreira de festivais nacionais e internacionais até a sua estreia, marcada para o primeiro semestre de 2024.