M-8 - Quando a Morte Socorre a Vida chega aos cinemas em dezembro M-8 - Quando a Morte Socorre a Vida chega aos cinemas em dezembro

‘M-8’ entra na disputa pela vaga brasileira ao Oscar

“M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida” está na disputa pela vaga brasileira à indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A comissão que seleciona o indicado brasileiro, sob responsabilidade da Academia Brasileira de Cinema, deve divulgar o resultado no dia 13 dezembro. O longa narra a poderosa história de Maurício (Juan Paiva), jovem negro que ingressa como aluno cotista na universidade de medicina, e sua dificuldade em encontrar espaço num ambiente onde os negros são funcionários ou corpos preservados para o estudo de anatomia. Produzido pela Migdal e Buda Filmes e distribuído pela Paris Filmes, “M-8” estreia em 3 de dezembro.

No vídeo divulgado hoje, o protagonista Juan é vítima de violência policial ao sair de uma festa da faculdade, num bairro rico do Rio de Janeiro. A imagem do coturno do policial sobre o pescoço de Juan remete ao assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, mas foi rodado dois anos antes. Em depoimento que costura as imagens, o diretor Jeferson De desabafa: “Tenho muito receio da possibilidade de ter uma morte violenta, principalmente por conta da ação policial”. Assista:

Em 2020, a premiação do Oscar teve um acontecimento histórico, onde Parasita (dirigido por Bong Joon-ho) levou na categoria Melhor Filme Estrangeiro e também de Melhor Filme na corrida geral.