João Zappa canta Milton Nascimento em cena de ‘Gabriel e a Montanha’ no Quênia

LONGA-METRAGEM DE FELLIPE BARBOSA, GABRIEL E A MONTANHA RECRIA A VIAGEM DO AVENTUREIRO CARIOCA GABRIEL BUCHMANN. ESTREIA NACIONAL SERÁ NO DIA 2 DE NOVEMBRO

Gabriel Buchmann, aventureiro carioca que tem sua viagem de pesquisa pela África recriada no longa-metragem “Gabriel e a Montanha”, passou por quatro países no continente: Quênia, Zâmbia, Tanzânia e Maláui. No primeiro país do trajeto, o brasileiro se hospedou na casa da família do queniano Alex Alembe, que interpreta a si mesmo no filme premiado no Festival de Cannes de 2017 e dirigido por Fellipe Barbosa. Em uma cena inédita divulgada, Buchmann, na interpretação de João Pedro Zappa, canta “Nos Bailes da Vida”, de Milton Nascimento, como representação da música brasileira para os colegas do Quênia, que retribuem com uma canção local. “Gabriel e a Montanha” chegará aos cinemas do Brasil no dia 2 de novembro.

Gabriel Buchmann viajou para a África com o objetivo de analisar de perto a pobreza e se preparar para um doutorado em políticas públicas na Universidade da Califórnia. O carioca morreu de hipotermia, em 2009, após decidir subir o Monte Mulanje sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado 19 dias depois na subida da montanha. O longa tem roteiro baseado em anotações, e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na África.

“O trabalho de investigação do Fellipe (Barbosa) foi incrível, encontramos todos os principais amigos que o Gabriel fez durante a viagem pelo continente africano. O Gabriel era tão interessante que todas as amizades que fez por lá também são muito interessantes. Tive acesso aos e-mails, cartas e fotos dele. Os amigos do Gabriel no Brasil me contaram muitas histórias dele que enriqueceram meu imaginário para defender o personagem nas filmagens”, recorda João Zappa.

Em maio, “Gabriel e a Montanha”, que é uma coprodução da TvZERO, Gamarosa Filmes e Damned Films, recebeu dois prêmios no Festival de Cannes. Na prestigiada Semana da Crítica do evento, a produção foi honrada com um prêmio de revelação, entregue ao diretor Fellipe Barbosa, e um de distribuição, que ajudou a alavancar a estreia do filme, em agosto, na França.

Recepção positiva na França

A imprensa francesa foi bastante elogiosa ao filme “Gabriel e a Montanha” após a estreia por lá. O tradicional Le Monde entendeu que “o grande mérito de Fellipe Barbosa é de saber aliar a compreensão intelectual ao gesto de compaixão por seu amigo falecido que o filme encarna”. A revista Positif avaliou que o longa-metragem “se distingue pela inteligência do seu roteiro”, enquanto o L’Express reforçou que “Barbosa reconstitui magistralmente uma viagem emocionante rumo à morte”. Trata-se de “uma homenagem perturbadora e sincera ao amigo desaparecido”, nas palavras do Cahiers du Cinéma. Já a revista Les Inrockuptibles escreveu que “a imagem do jovem homem cujo corpo se confunde pouco a pouco com a natureza é de uma incrível poesia”.

FICHA TÉCNICA

Direção: Fellipe Barbosa
Roteiro: Fellipe Barbosa e Lucas Paraizo
Direção de fotografia: Pedro Sotero

Ano de produção: 2017

Distribuição: Pagu Pictures e Bretz Filmes

Produção: TvZERO, Gamarosa Filmes & Damned Films

Coprodução: Arte, Canal Brasil

Elenco: João Pedro Zappa e Caroline Abras