Incompatível com a Vida, dirigido por Eliza Capai, foi o vencedor da competição brasileira de longas ou médias-metragens do festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. A obra, viabilizada pelo canal Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), aborda tabus como a perda gestacional e neonatal e o aborto. A partir dos registros pessoais da própria gravidez e luto, Capai nos convida a refletir sobre esses temas e quebrar o silêncio que muitas vezes envolve essas situações difíceis. O documentário estreia com exclusividade no Curta! em 2024. Assista ao trailer:
Em emocionado discurso na premiação, Capai disse esperar que o filme seja “um abraço e também catarse para aqueles que passam pelo processo de luto” e que a discussão trazida pelo longa ajude a contribuir com a luta pelos direitos reprodutivos no país.
“É inaceitável que uma mulher morra a cada dois dias em nosso país em decorrência de abortamentos inseguros. É inaceitável que tantas mulheres morram, percam seus úteros e saúde física e mental como resultado da injusta lei que criminaliza o aborto. Precisamos tirar o debate do aborto do campo da opinião pessoal e da crença religiosa e encará-lo como o que é: um debate sobre saúde pública”, disse Capai.
O júri do festival destacou a coragem da diretora em mergulhar de maneira pessoal e sensível nesse tema delicado, “trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre direitos reprodutivos no Brasil”. “Incompatível com a Vida” ganhou também o Prêmio EDT (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual) de Melhor Montagem (Longa-Metragem).