Griot-–-III-Festival-de-Cinema-Negro-Contemporaneo Griot-–-III-Festival-de-Cinema-Negro-Contemporaneo

Festival de Cinema Negro Contemporâneo acontece em dezembro

De 11 a 20 de dezembro de 2020 acontece o Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo. O evento é gratuito e contemplará todo o Brasil, promovendo as narrativas da atuação, realização, e produção do audiovisual negro.

As mostras nesta edição serão exibidas no formato online, na plataforma de streaming TODESPLAY, com exibições da Mostra Competitiva; Mostra Entre-Mares; Mostrinha Griot; Mostra África do Sul; Panorama: Aline Motta; além das sessões de Longa de Abertura e Longa de Encerramento do evento.

Segundo a diretora artística do Festival, Bea Gerolin, “o Griot se coloca como uma janela de exibição e fomento de criações que apontam para um novo imaginário sobre pessoas pretas. Além de um espaço de difusão, apostamos também em ações formativas para o fortalecimento de outras pessoas pretas nas áreas técnicas e artísticas dentro do mercado audiovisual”. Além das sessões de filmes o Festival irá realizar atrações formativas como a MasterClass; o Laboratório Griot; Oficinas de Crítica, Som e Produção para mídias digitais, e debates com realizadores da Mostra Competitiva e Panorama: Aline Motta.

Durante os dez dias de evento a plataforma poderá ser acessada a qualquer momento para assistir aos filmes. Cada exibição ficará disponível em média entre 24h e 48h. O cadastro é gratuito e fique atento na programação, pois haverá transmissões ao vivo.

O diretor executivo do Festival, Andrei Bueno Carvalho, comemora a trajetória do evento que começou em 2018, “após dois anos realizando uma Mostra de caráter independente, lotando as salas de cinema em Curitiba e demonstrando de forma visível o potencial cultural – social e econômico – que se estabelece a partir da abertura de novas janelas de difusão ao audiovisual negro, cativando público através de narrativas que transitam pelos mais variados gêneros e perspectivas, conquistamos um espaço singular no cenário cultural e a confiança junto a grandes empresas e instituições que possibilitaram a transmutação de nosso evento numa edição totalmente online e para todo o Brasil, se tornando agora um Festival de Cinema”.

A programação completa está disponível no site do Festival, incluindo as atividades que acontecem simultaneamente no evento.

O Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo tem o apoio da TODESPLAY, Olhar Distribuição, O2 Pós, Mubi, Projeto Paradiso, AVEC-PR, ABRACCINE. Incentivo da Celepar e Ebanx. Projeto realizado com apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Realização: Cartografia Filmes.

Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo.

De 11 a 20 de dezembro.

Na Plataforma da TODESPLAY.

Evento Gratuito.