A HBO vai adaptar a história de George Santos, ex-deputado e filho de brasileiros que atuava no Congresso dos EUA, para um filme.
Segundo a Deadline, a HBO Films adquiriu os direitos do livro “The Fabulist: The Lying, Hustling, Grifting, Stealing, and Very American Legend of George Santos”, escrito por Mark Chiusano. O livro foi publicado há pouco, em 28 de novembro de 2023 nos EUA.
O filme é descrito como um olhar forense e sombriamente cômico sobre a corrida maluco e sem precedentes para o Congresso em Long Island que levou Santos a ser eleito para o Congresso. Frank Rich, produtor executivo da série “Veep” e Succession”, duas produções de sucesso da HBO, está produzindo a adaptação. Mike Makowsky, conhecido por “Má Educação”, está adaptando o roteiro e também atua com Rich como produtor.
Na última sexta-feira (1), George Santos teve seu mandato cassado pela Câmara dos Estados Unidos por violações éticas. Aos 35 anos, Santos atuava na partido dos republicanos e foi acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de identidade.
Conforme apontado pelo Comitê de Ética, durante as eleições de 2020, Santos despendeu aproximadamente R$ 19 mil em spas utilizando o cartão de débito da campanha e o PayPal. Em outubro de 2022, o representante recebeu uma quantia de US$ 50 mil em sua conta pessoal, valor que foi destinado ao pagamento de dívidas, aquisições na empresa de luxo Hermès, despesas menores no OnlyFans e na Sephora, além de custos relacionados a alimentação e outros pagamentos.
Há poucos meses, ele recebeu uma “comitiva” de políticos bolsonaristas liderados por Eduardo Bolsonaro, do PL de SP. O relatório acusando de mais de 20 crimes saiu no dia seguinte da visita dos parlamentares brasileiros.
Santos é primeiro político cassado nos últimos 20 anos. Ao todo, apenas seis parlamentares foram expulsos desde a Guerra Civil americana.