Filme de Leica recebe prêmio principal em Annecy

 A 42ª edição do Festival de Annecy, um dos mais conceituados no mercado de animação, terminou sábado dando para uma produção brasileira o troféu Cristal, prêmio máximo na categoria Filmes Comissionados.

O curta-metragem publicitário Everything in Black and White foi criado pela F/Nazca S&S para a Leica M-Monochrom (Typ 246), câmera digital que só faz fotos em P&B. Mateus de Paula Santos e Fábio Acorsi, da VetorZero, assinam a direção de cena da animação todinha em preto e branco e que faz diversas comparações gráficas com o universo da fotografia.

Confira nossa cobertura do Festival de ANNECY

“A natureza singular da Leica Monochrom nos fez mergulhar no universo da fotografia como um todo. Não só tecnicamente, traduzindo os processos analógicos e digitais do registro fotográfico, mas também conceitualmente, pela relevância da marca na consagração de linguagens como o fotojornalismo. Essa abordagem levou à escolha de formas geométricas básicas, como o círculo (retícula) e o quadrado (pixel), como matrizes das interpretações gráficas de cada parágrafo do texto do filme”, disseram os diretores.

Na primeira parte do filme, que discorre sobre a rigidez formal das cores, foram criadas animações minimalistas executadas digitalmente, no computador, e, no segundo momento, o filme trata da libertação anárquica que o PB permite. As animações foram feitas usando métodos analógicos, como a projeção e o stop motion, fotografados e filmados com a própria M-Monochrom e, assim, imprimindo texturas reais nas imagens.