Festival Internacional de Curitiba Festival Internacional de Curitiba

Festival Internacional de Curitiba está com três longas brasileiros na mostra Competitiva

Buscando divulgar e premiar novas narrativas e temáticas sobre a realidade sociopolítica mundial, a 10ª mostra Competitiva do Olhar de CinemaFestival Internacional de Curitiba apresenta três longas brasileiros, dos nove selecionados.

Como é revelado pela mostra, o primeiro é O Sonho do Inútil, de José Marques de Carvalho Jr., um filme que se perde e se encontra nas imagens, as ressignifica no tempo, em novas realidades e momentos; o segundo é Rio Doce, de Fellipe Fernandes, sobre mudanças íntimas que ultrapassam o individual, e o terceiro é Rolê – Histórias de Rolezinhos, de Vladimir Seixas, falando sobre os rolezinhos e as ocupações dos shoppings tendo três jovens como personagens centrais.

Os demais que fazem parte da mostra são: Conferência, de Ivan Tverdovskiy, sobre a invasão do Teatro Dubrovka, na Rússia, durante uma peça em 2002 por um grupo armado, terminado com uma ação do exército e centenas de mortos; Um Céu Tão Nublado, de Álvaro F. Pulpeiro, sobre as visões de Venezuela que se criaram por diversos países mesmo sem conhecer a complexidade do país; Zinder, de Aïcha Macky, sobre a violência à margem e a dificuldade de mudar, mas do constante desejo de transformar a realidade; O Protetor do Irmão, de Ferit Karahan, sobre como até mesmo em um lugar de rigidez, hierarquia e violência é possível haver doçura, cuidado e amor; Estilhaços, de Natalia Garayalde, sobre imagens que ficam e, ainda que feitas sem querer, contam histórias fundamentais para a História, e Sonhos de Damasco, de Émilie Serri, que procura reconstituir a história de um país em seus escombros, que encontra a vida nos detalhes e nas memórias.

Com a sua programação on-line, o Festival Internacional de Curitiba deste ano acontece entre os dias 06 e 14 de outubro de 2021. Para mais informações, acesse ao site oficial.