fedro-documentario-star-plus-Jose-Celso-Martinez-Correa-e-reynaldo-gianecchini fedro-documentario-star-plus-Jose-Celso-Martinez-Correa-e-reynaldo-gianecchini

Fédro | Gianecchini estrela doc que chega no Star+

Já está disponível no Star+ a produção brasileira Fédro (2021). Dirigido por Marcelo Sebá, o documentário promove o reencontro entre o ator Reynaldo Gianecchini e seu mentor, o lendário diretor José Celso Martinez Corrêa, fundador do Teatro Oficina Uzyna Uzona e que em 1967 mudou para sempre a forma como o teatro é feito no Brasil. A dupla se encontra para a primeira leitura do texto ‘Fédro’, de Platão, adaptado por Zé Celso.

Assista ao trailer logo acima, no topo da postagem.

O reencontro evitado por mais de duas décadas apresenta uma verdadeira aula sobre arte, amor e vida, sendo uma experiência transformadora.

A Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona é a maior e mais longeva companhia de teatro em atividade permanente do Brasil. Fundada em 1958, a Companhia Teatro Oficina, que veio a formar a Associação Teatro Oficina Uzyna, foi criada por Zé Celso Martinez Corrêa e outros estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, como Amir Haddad e Carlos Queiroz Telles.[1] Desde sua profissionalização, em 1961, tem sua sede no bairro do Bixiga, São Paulo. Dezenas de obras de grande importância na dramaturgia ocidental e do Brasil foram encenadas pelo Teatro Oficina por centenas de artistas que trabalharam na história da companhia.

O Fédro original

Escrito por Platão, Fédro é originalmente um diálogo entre o protagonista principal, Sócrates, e Fedro, um interlocutor em diversos diálogos. Fedro foi possivelmente composto por volta de 370 a.C., mesmo período que A República de Platão e O Banquete. Embora ostensivamente sobre o tema do amor, a discussão no diálogo gira em torno da arte da retórica e como deve ser praticada, e apoia-se sobre temas tão diversos quanto a metempsicose (a tradição grega da reencarnação), o eros (amor erótico), e a philia (amizade).