Fantasmas do Abismo Fantasmas do Abismo

Fantasmas do Abismo: Doc de James Cameron sobre os destroços do Titanic faz sucesso na Netflix

Depois da tragédia do submersível* Titan, que matou cinco pessoas na última semana, o documentário Fantasmas do Abismo, produzido e dirigido por James Cameron, começou a ter bastante acesso.

Não por menos, o submersível colapsou na busca de levar todos para ver os destroços do lendário navio Titanic, e Cameron entende bem do assunto. Ele mergulhou na história por trás do navio para dirigir o filme – de enorme sucesso, que chegou aos cinemas no final da década de 1990.

Para produzir o documentário, Cameron, junto do ator Bill Paxton, entrevistaram e se aprofundaram sobre como poderiam chegar nos destroços do Titanic. Não à toa, Cameron realizou mais de 30 descidas em submersíveis para visitar o que sobrou do navio.

A expedição filmada por James Cameron ocorreu após o lançamento de Titanic, no segundo semestre de 2001. Mas o lançamento do documentário só aconteceu dois anos depois, em 2003.

Cameron voltou aos cinemas com o lançamento de Avatar 2. O terceiro, quarto e quinto filme da franquia estão em desenvolvimento.

*Apesar da definição genérica de submarino se aplicar também a embarcações submersíveis do tipo do Titan, tecnicamente falando uma embarcação submersível difere de um submarino pela sua capacidade autônoma de deslocamento, como aponta a National Oceanic and Atmospheric Administration.