Expocine exibe realidade virtual no cinema entre os dias 27 a 29 de setembro

A Realidade Virtual e o 4D permitem total imersão do espectador no filme, com a simulação de sensações e estímulos visuais e auditivos.

Para apresentar essa experiência ao mercado cinematográfico, a Lumma –empresa argentina responsável pela tecnologia 4D E-Motion –, exibirá em seu estande na Expocine 2017 um módulo equipado com poltronas que possuem movimentos em níveis variados de intensidade e efeitos especiais capazes de simular diferentes sensações.

O espectador receberá também óculos de realidade virtual, permitindo a interação total com o filme a partir dessa percepção multissensorial.

Mas afinal, o que são essas tecnologias?

Uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional, a Realidade Virtual – RV –, que aos poucos ganha mais espaço no cinema mundial, tem se tornado também um importante ingrediente para a narrativa dos autores.

Ela induz os sentidos com efeitos visuais, sonoros ou até mesmo táteis, sugerindo uma ideia de realidade. A mágica acontece por meio do uso de técnicas e dispositivos (óculos, capacetes), que empregam, por exemplo, processos como o de estereoscopia, causando uma ilusão de profundidade.

Ou seja, para reproduzir a maneira como enxergamos o mundo, são captadas e sobrepostas duas imagens quase idênticas em 2D, reconhecidas pelo cérebro como uma única em 3D, projetando para um ambiente virtual, em tempo real, a realidade criada.

Já no cinema 4D, além de enxergar com a ilusão de profundidade, o espectador tem sensações sobre o que acontece nos filmes. As poltronas se movem em sincronia, simulando movimentos como os de aceleração, freadas, subida e descida. Efeitos visuais, sonoros e aromas complementam ainda mais a ambientação, conduzindo a uma imersão mais profunda.

Busca por inovação

São muitos e cada vez mais sofisticados os projetos e tecnologias voltados para o mercado de cinema. Iniciativas que buscam fidelizar os frequentadores das salas de exibição, diante da competição com as plataformas digitais de transmissão instantânea.

A Realidade Virtual e adaptação das salas de exibição com a tecnologia 4D são um exemplo. Com elas será possível envolver cada vez mais o espectador na narrativa. Uma experiência inimaginável há até muito pouco tempo, que provoca ainda maior empatia com a obra, tornando-se também um importante argumento para sua divulgação.

Realidade Virtual e o cinema do futuro

Mas ainda há dúvidas sobre a incorporação total da Realidade Virtual ao cinema do futuro. Uma delas gira em torno da individualização da experiência do espectador, contrária ao aspecto de coletividade sugerido pelo cinema. Outra, sobre a limitação de sua participação, apenas como observador da narrativa, e a possível evolução dessa interatividade, permitindo completa inserção no filme, como já acontece em alguns games.

Contudo, mesmo com os desafios de sincronizar ações múltiplas ou buscar alternativas que mantenham o aspecto de coletividade, já são muitas as empresas do mercado que apostam na tecnologia. Os investimentos vão desde o desenvolvimento de sistemas, produção de dispositivos e adaptação das salas, à realização de obras completas e criação de conteúdo imersivo inspirado em filmes e personagens.

Enquanto se configura o formato ideal, o público poderá vivenciar diferentes experiências, já que existem ou estão em fase de produção um número considerável de filmes que apresentam trechos, ou foram totalmente realizados com a adoção da tecnologia. A indústria cinematográfica também ganha e cresce com o surgimento das novas tecnologias, além de tornar-se mais competitiva em relação ao sucesso alcançado pelo streaming.

Maior evento da América Latina voltado para o mercado cinematográfico, na Expocine 2017, atividades como apresentações de estúdios e distribuidoras, palestras, painéis de discussão com profissionais da área, além de uma feira com mais de 70 estandes com expositores de diferentes países, vão revelar, dias 27, 28 e 29 de setembro, o que acontece de novidade nesse mercado.

Serviço

Expocine 2017

Data: 27, 28, 29 de setembro

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP

Horário: 9h às 18h