era-uma-vez-na-america-filme-1984-sergio-leone
Filmes

Era Uma Vez na América | Clássico ganha exibição no MUBI

Robert De Niro estrela filme dirigido por Sergio Leone; Ennio Morricone cuida da trilha sonora

Edipo Pereira

13 jan, 2021

Para celebrar o aniversário do diretor, roteirista, produtor e ator Sérgio Leone, que completaria 91 anos em 3 de janeiro, a MUBI apresenta, a partir do dia 17 de janeiro, Era Uma Vez na América. O filme de 1984 é estrelado por Robert de Niro e traz em seu elenco James Woods, Elizabeth McGovern, Joe Pesci e Danny Aiello. A produção acompanha um garoto pobre judeu desde sua infância até se tornar chefe da máfia.

Com trilha sonora de Ennio Morricone (Os Intocáveis; Ata-me; Bugsy) e roteiro de Leonardo Benvenuti (Meus Caros Amigos; Matrimônio à Italiana), Era Uma Vez na América ganhou 11 prêmios – dois deles na edição de 1985 do BAFTA - e foi destaque nos festivais de Cannes, Locarno, Veneza, Nova York e Tribeca, entre outros.

Em 1968, David “Noodles” Aaronson (Robert De Niro) retorna à Nova York, onde teve uma carreira como gângster 30 anos atrás. A maioria dos seus amigos já faleceu, ainda que ele sinta que seu passado não se resolveu. Com flashbacks, a produção acompanha Noodles desde sua infância, como um garoto pobre judeu, sua ascensão à contrabandista e, depois, à chefe da Máfia.

Sérgio Leone (1929 – 1989) foi ator, diretor, roteirista e produtor. Um dos grandes nomes da história do cinema, principalmente dentro do gênero western, possui em sua filmografia mais de 70 títulos. Entre eles, Por Um Punhado de Dólares, Quando Explode a Vingança e Era Uma Vez no Oeste.

Deixe um comentário