Em ação inédita, filme “Lucicreide vai pra Marte” vai usar um simulador de aterrissagem no Planeta Vermelho

Segunda e última etapa é rodada no Kennedy Space Center. É a primeira vez que uma equipe da América Latina filma na NASA

Esta semana, uma equipe de 50 pessoas entre artistas, técnicos e produtores, estará imersa no Kennedy Space Center, o parque da NASA, em Orlando (EUA), para rodar a segunda e última etapa de “Lucicreide vai pra Marte”, longa-metragem protagonizado por Fabiana Karla. É uma das maiores equipes que a NASA já recebeu dentro de suas instalações e, para isso, foi criada uma base de produção dentro do KSC.

O filme leva para a tela grande a personagem Lucicreide, interpretada por Fabiana durante anos no programa Zorra Total (TV Globo). Lucicreide, depois de perder o controle de sua casa e seus cinco filhos, aceita participar de uma missão que levará o primeiro homem ao Planeta Vermelho e é inscrita pelo filho de seus patrões. Assim, acredita que deixará todos felizes.

É a primeira vez que uma equipe da América Latina filma na NASA. “Vamos ser a primeira equipe de filmagem do mundo a rodar dentro da Astronaut Training Experience, a nova atração do Kennedy Space Center voltada para a exploração e colonização de Marte. Ainda não foi inaugurada e será aberta só para nossa equipe rodar as cenas de ‘Lucicreide’”, conta o diretor Rodrigo César. E alguns atores serão autorizados a usar um simulador de aterrissagem no Planeta Marte. “Teremos dois supervisores técnicos que vão coordenar tudo. É a primeira vez que civis de fora do parque da NASA vão utilizar este simulador”, revela. Algo que se tornou possível graças ao astronauta brasileiro Marcos Pontes, único do país a ter ido ao espaço. Marcos é consultor do filme e fez todo o diálogo com a NASA.

A equipe de produção enfrentou um frio de -2 graus, com sensação térmica de -8, para obter a aprovação para o primeiro voo no Jardim de Foguetes (Rocket Garden), que é uma das principais atrações da NASA. “Precisamos chegar lá antes do dia amanhecer para poder ver o comportamento da luz. E depois fazer todo o trajeto do voo, que é realizado com um drone de última geração, para ter a aprovação da Federal Aviation Administration (FAA), a agência de aviação civil americana, junto com os membros da equipe técnica da NASA, que precisou aprovar desde o material que o drone é fabricado até as dimensões e angulações”, explica Rodrigo, que também é um dos produtores do filme, junto com Fabiana Karla.

Uma das exigências feitas pelo Kennedy Space Center foi a especificação de tudo que vai ser dito, da comédia que vai ser feita, do desenrolar das cenas e do conteúdo das mesmas, pois tudo envolve a imagem institucional, bem como a imagem física da NASA. E para filmar dentro do espaço, que é controlado pela National Security Agency (NSA), toda equipe passou por um background check para, assim, ter acesso a essas instalações.

MAIS SOBRE O FILME

Produzido pela ZQuatro Studio, este é o primeiro longa-metragem dirigido por Rodrigo César, depois de mais de dez anos à frente do programa de humor “Papeiro de Cinderela”, sucesso no Nordeste. A ideia de fazer o filme “Lucicreide vai pra Marte” surgiu de um encontro entre Rodrigo e Fabiana, em 2015. O roteiro é de Cadu Pereiva, Chico Amorim e Dadá Coelho.

A primeira etapa teve filmagens nas cidades de Olinda e Recife. Orçado em R$ 5.698.792, o filme tem o maior valor já disponibilizado pela Ancine para uma produção fora do eixo Rio-São Paulo. É uma coprodução 20th Century Fox, Telecine e Globo Filmes. A distribuição é pela Downtown Filmes. A estreia está prevista para 2018.