El-Fantasma-filme El-Fantasma-filme

“El Fantasma” tem estreia mundial durante a 47ª Mostra SP

El Fantasma, filme dirigido por Martín Duplaquet e com produção de Francisca Barraza, da Funky Films, foi selecionado para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde será realizada a estreia mundial do longa, que tem previsão de lançamento oficial nos cinemas, em 2024, no Chile, Brasil, Argentina e Espanha.

Distribuído no Brasil pela Elo Studios, o longa terá duas exibições para convidados nos dias 23 de outubro, às 20h40, no CineSESC, e no dia 28 de outubro, no Kinoplex Itaim, às 18h.

El Fantasma acompanha José (Willy Semler), um chileno solitário que, aparentemente, fez tudo certo durante a vida e ainda assim, é visto como um fracassado: a esposa o deixou, foi traído por seu amigo de infância e agora, está desempregado, sem dinheiro e cheio de dívidas. Após acompanhar uma amiga ao banco e ver a fragilidade de uma transação de venda de um terreno, decide retornar ao seu passado criminoso, formando a gangue de assaltos a bancos mais famosa da história do Chile. O longa tem como fonte de inspiração um caso real: o ladrão de bancos Juan Abello, que atuou em Santiago do Chile entre os anos de 2006 e 2012 – época que coincide com o início dos chamados movimentos sociais, o fortalecimento cidadão e a ocupação das ruas.

O filme conta ainda com um forte elenco, com nomes como Willy Semler, Claudia di Girolamo, Elisa Zulueta, Daniel Muñoz, Nestor Cantillana, Solange Lackington Bárbara RuIz Tagle, Darío Lopilato y Diego Ruiz Álvaro Viguera entre outros.