Duna
Filmes

Duna | Denis Villeneuve acusa Warner de ter enterrado a franquia

Longa tem lançamento marcado para outubro de 2021

Márcio Bastos

14 dez, 2020

O papoco é grande! Depois do recente anúncio da Warner de que suas produções em 2021 serão lançadas simultaneamente nos cinemas e no HBO Max, o diretor Denis Villeneuve foi a público (via Variety) e soltou o verbo sobre a arbitrária decisão que, pelo visto, não levou em consideração a opinião dos cineastas que têm projetos na casa que poderão ser prejudicados.

Villeneuve, que comandou o aguardado Duna, um dos filmes que seria lançado este ano e teve que ser adiado devido ao coronavírus, acusa a Warner de ter enterrado uma possível franquia. Ele aponta que o lançamento no streaming diminuirá o público nos cinemas, inviabilizando continuações.

“Os serviços de streaming são uma adição positiva e poderosa aos ecossistemas de filmes e TV. Mas eu quero que o público entenda que o streaming por si só não pode sustentar a indústria cinematográfica como a conhecíamos antes da Covid. O streaming pode produzir ótimo conteúdo, mas não filmes do escopo e escala de Duna. A decisão da Warner Bros. significa que Duna não terá a chance de ter um desempenho financeiro para ser viável e a pirataria acabará triunfando. A Warner Bros. pode simplesmente ter matado a franquia Duna.”

Sobre o futuro e a importância das salas de cinemas, o diretor falou:

"Acredito fortemente que o futuro do cinema estará na tela grande, não importa o que diga qualquer projetista de Wall Street. Desde o início dos tempos, os humanos precisam profundamente de experiências de contar histórias em comum. O cinema é mais do que um negócio, é uma forma de arte que aproxima as pessoas, celebrando a humanidade, aumentando nossa empatia uns pelos outros - é uma das últimas experiências artísticas e coletivas que compartilhamos como seres humanos."

Duna conta com um elenco estelar, trazendo Timothée Chalamet (Me Chame pelo Seu Nome; O Rei), Rebecca Ferguson (Doutor Sono), Oscar Isaac (Os Últimos Jedi), Javier Bardem (007 – Operação Skyfall), Josh Brolin (Vingadores: Ultimato), Stellan Skarsgard (Mamma Mia!), Zendaya (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Jason Momoa (Aquaman) e Dave Bautista (Guardiões da Galáxia).

O romance de ficção científica, escrito pelo americano Frank Herbert, já foi adaptado para as telas por David Lynch (Cidade dos Sonhos) em 1984 e tem lançamento marcado para 1o de outubro de 2021.

Deixe um comentário