Disposições Amoráveis gilberto gil documentário Disposições Amoráveis gilberto gil documentário

Disposições Amoráveis: documentário com Gilberto Gil está em produção

A Iyá Omin Produções está rodando, em coprodução com a Paris Entretenimento, ‘Disposições Amoráveis’, documentário que percorre o pensamento de Gilberto Gil através de encontros, lugares e canções. A pesquisadora Ana de Oliveira, coautora do livro homônimo, dirige o filme, trazendo para o centro da discussão a linha temática amor e futuro, que guiará conversas, servindo como propulsora de assuntos. Movendo lembranças, sentimentos e histórias, ‘Disposições Amoráveis’ promoverá troca de ideias e experiências para construir um grande painel dialógico em que, direta ou indiretamente, todos os personagens acabem conversando com todos.

Depois de ter registrado, em junho, um grande encontro de Gil com o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, a equipe filma, no dia 2 de julho, um raro eclipse total do Sol, em pleno deserto do Atacama, no Chile. As filmagens continuam no segundo semestre no Brasil, Índia, Estados Unidos e Oriente Médio.

“Este é um filme sobre a arte do encontro, sobre o amor como forma de resistência e sua intrinsecabilidade com o futuro da existência humana. Enfim, um filme sobre as disposições amoráveis que precisamos cultivar no mundo em tempos de dualismos e posicionamentos extremos”, diz Ana. “Gil praticamente gerou um sistema que repensa a questão da fala biográfica: ele faz reflexões sobre a vertigem da tarefa de viver, de compor, de ser alegre, de ser triste, de falar do passado, do futuro, do fim de tudo, de sua obra musical, da era da internet, de movimentos sociais e da não morte”.

A distribuição será da Paris Filmes. 

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.