Darcy-Ribeiro-em-estudo-com-os-povos-originarios.-Credito-Divulgacao Darcy-Ribeiro-em-estudo-com-os-povos-originarios.-Credito-Divulgacao

Darcy Ribeiro ganha homenagem do Canal Brasil

O antropólogo, sociólogo e pensador de educação no Brasil, Darcy Ribeiro, completaria 100 anos em 2022 e, para comemorar a data, o Canal Brasil exibirá, no dia 31 de outubro, uma mostra em sua homenagem. Os documentários Terra dos Índios , de 1979, e o inédito Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra, ambos de Zelito Viana, integram a programação especial.

“Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra” tem narração de Marcos Palmeira e é costurado por uma entrevista histórica de Zelito Viana com Darcy Ribeiro. O registro da conversa era considerado perdido, por conta de um incêndio, mas 45 anos depois foi recuperado e retratado no documentário, que conta ainda com fotografias de Sebastião Salgado.

A necessidade da entrevista surgiu de um concurso da Embrafilme que Zelito ganhou em 1970, para produzir uma série sobre a situação dos povos originários no país. Foi então que o amigo do cineasta, Leon Hirszman, fez a ponte com Darcy e, o que deveria ser uma conversa rápida, tornou-se o primeiro passo para um enorme projeto. O longa conta também com o antropólogo Gersem Baniwa, indígena da etnia Baniwa, filósofo e professor da Universidade Federal do Amazonas.

O documentário “Terra dos Índios”, de 1979, mostra a luta das etnias Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pela posse de suas terras, que estavam ocupadas irregularmente. Com narração de Fernanda Montenegro, o longa conta com depoimentos de lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, com um recorte específico do estado do Mato Grosso do Sul.