filme Curral Foto Daniela Nader filme Curral Foto Daniela Nader

“Curral” conquista dois prêmios no Festival de Huelva

Curral, dirigido por Marcelo Brennand, conquistou os prêmios de Melhor Ator (Thomás Aquino) e o prêmio de Melhor Contribuição Técnico-Artística no 46 Festival de Huelva (Espanha). O longa teve sua première mundial na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme é um drama político que acontece no interior do Brasil, no município de Gravatá, Pernambuco. Durante as eleições, a população se divide entre as cores Azul e Vermelho, que representam os partidos políticos e lutam pelo poder desde sempre. Devido a seca, a água é a principal moeda de troca.

Thomás Aquino (“Bacurau” e “Boca a Boca”) interpreta Chico Caixa, um homem humilde recrutado por seu amigo de infância Joel (Rodrigo García – “Tatuagem”), candidato a vereador, para ajudar na conquista de votos em um importante bairro da cidade. Chico é o ponto central para situações que vão questionar os processos eleitorais no interior do Nordeste. O elenco ainda conta com José Dumont (“Era o Hotel Cambridge” e “Onde Nascem os Fortes”) e Carla Salle (“Motorrad”).

Em 2008 o diretor dirigiu o premiado documentário “Porta a Porta”, onde acompanhou o passo a passo de candidatos a vereador da cidade de Gravatá, no interior de Pernambuco, e as estratégias dos seus cabos eleitorais para conquistar os votos da população.  Inspirado na trajetória de sucesso do documentário, que foi lançado em 2011, Marcelo criou a história de seu primeiro longa-metragem de ficção: “Curral”.

A direção de fotografia é de Beto Martins. A direção de arte é de Juliano Dornelles (Bacurau) e o figurino fica com Rita Azevedo (“Bacurau”). Curral é produzido pela Zéfiro Filmes, em coprodução com a Querosene Filmes.  O longa é uma produção de Bárbara Maranhão e Marcelo Brennand. O filme tem roteiro de Marcelo Brennand, Fernando Honesko e Marcelo Muller. Com distribuição da Pandora Filmes  o longa chega aos cinemas em 2021.