'Um Porto Seguro', filme da Mostra de Cinema Chinês em São Paulo no #CulturaEmCasa 'Um Porto Seguro', filme da Mostra de Cinema Chinês em São Paulo no #CulturaEmCasa

#CulturaEmCasa exibe a 6ª Mostra de Cinema Chinês

Recentemente séries e filmes asiáticos estão sendo aclamados pela crítica e público, ganhando cada vez mais espaço no mercado cinematográfico e importantes prêmios do setor. Com o objetivo de promover a ampliação do acesso democrático destas obras, a #CulturaEmCasa se firma como plataforma gratuita para mostras de cinema, curtas e documentários.

A transmissão dos 10 filmes da 6ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, a maioria inédita no Brasil, também será realizada pelo aplicativo #CulturaEmCasa . A exibição ocorre a partir do dia 1 novembro, às 19h. Os 8 primeiros filmes ficam disponíveis por sete dias após transmissão. E os dois últimos ficam na pataforma até o dia 20 de novembro. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por intermédio da Amigos da Arte, com o Instituto Confúncio na Unesp. Tem também o apoio do Centro Cultural São Paulo. Criada em abril do ano passado pela pasta estadual, a plataforma já atingiu a marca de 7 milhões de visualizações. (Confira programação abaixo).

A curadoria é de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim. O filme de estreia é Tudo ou Nada, do premiado diretor Zhou Hao, que será exibido pela primeira vez fora da China. Indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e ao Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, os dois na edição 2021, o filme explora a vida de duas pessoas de meia-idade que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e registra sua busca por redenção.

A programação traz também outros trabalhos de diretores consagrados, como o belíssimo drama tibetano O Balão, de Pema Tseden, que recebeu mais de 22 prêmios internacionais, entre eles, um especial em Veneza. E Aves Suburbanas de QIU Sheng, indicado a Melhor Filme de Estreia e Leopardo de Ouro da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno.