Confira os curtas VENCEDORES do I Anima Ceará

O curta goiano “O Malabarista” foi o grande vencedor do Festival, encerrado na noite de sábado, 26 de maio, no Cinema do Dragão do Mar, em Fortaleza

Após quatro dias de programação, com exibições e seminário, o I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web anunciou na noite de sábado, 26 de maio, os filmes vencedores da Mostra Brasileira de Curtas-Metragens de Animação. Um total de 24 curtas brasileiros concorreram aos quatro prêmios da primeira edição do Festival, realizado de 23 a 26 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

O filme goiano “O Malabarista”, de Iuri Moreno, foi o grande vencedor, sendo eleito pelo júri como Melhor Curta-Metragem e Melhor Produção CONNE (Centro Oeste, Norte e Nordeste). Por esta categoria recebeu também o prêmio de R$ 5.000,00. O troféu de Melhor Roteiro foi para Israel Dilean, por “Millie”, animação de Minas Gerais. E o de Melhor Trilha Sonora foi para Vini Albernaz, por “A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina”, do Pará. O Júri foi composto por Arnaldo Galvão (SP), Fábio Yabu (CE) e Cândida Liberato (BA).

A noite de encerramento foi marcada também pela homenagem ao baiano Chico Liberato. O cineasta e artista plástico foi um dos pioneiros do desenvolvimento do cinema de animação no Nordeste, tendo lançado o primeiro longa-metragem de animação da região CONNE e o quinto no Brasil: “Boi Aruá”, em 1985. Em meio a aplausos, recebeu o Troféu Anima Ceará. Do homenageado, foi exibido na ocasião o longa-metragem “Ritos de Passagem”. Lançado em 2014, o filme se tornou uma referência contemporânea por retratar a realidade sociocultural da vida áspera do sertão em uma animação de cores vibrantes.

O CRIADOR DO TROFÉU

O Troféu Anima Ceará é uma criação de Dim Brinquedim, como é conhecido o artista cearense Antônio Jader Pereira dos Santos. Nascido em Camocim, Dim começou a fazer brinquedos ainda na infância, criando uma linguagem artística própria, que une o lúdico e o estético em obras que instigam a manipulação e a interação com o espectador. A originalidade do seu trabalho é tema de documentários, pesquisas acadêmicas e livros. Em Pindoretama, no Ceará, está localizado o Museu Brinquedim, que abriga um acervo de 500 peças de sua autoria, entre brinquedos, esculturas e telas, criadas em 40 anos de carreira.

O I Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, por meio do X Edital Mecenas do Ceará. Patrocínio VIP do Beach Park Studios. Parceria: Associação Cultural Cine Ceará, CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e Câmara Setorial do Audiovisual. Realização: Parabelum Produções e Fórum Cearense de Animação. Agradecimento: Enel Distribuição Ceará.

Contatos do Anima Ceará:

Tel: (85) 3366.7771, 3366.7772. E-mail: producaoanimace@gmail.com. Site: www.animafestival.com.br.

Instagram: @festivalanimaceara