Confira a programação do 28º Cine Ceará de 4 a 11 de agosto

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema chega a sua 28ª edição. A programação, que acontece entre 4 e 11 de agosto em Fortaleza, no Ceará, contará com cerca de 100 filmes entre curtas e longas, exibidos nas salas de cinema e projetados na Praça do Ferreira. Dia 4, sábado, os bilhetes começam a ser distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.

Nesta edição, oito longas concorrem ao troféu Mucuripe. A ficção “O Barco”, de Petrus Cariry (“Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”), será o filme de abertura, fazendo sua estreia nacional. Neste dia também acontece a homenagem ao comediante Renato Aragão e ao prof. Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará. No dia 5 será a première nacional do chileno “Cabras de Merda”, de Gonzalo Justiniano; segunda-feira é a vez do espanhol “Petra”, de Jaime Rosales, que estreou mundialmente na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Já na terça-feira, dia 7, dois longas serão exibidos, o brasileiro “Eduardo Galeano Vagamundo”, de Felipe Nepomuceno, que estreia mundialmente no festival, e o colombiano”Amália, a secretária”, de Andrés Burgos, fazendo sua première no Brasil. A quarta-feira contará com a exibição especial fora de competição do documentário “Che, Memórias de um ano secreto”, de Margarita Hernández.

Quinta-feira, o ator Antônio Pitanga será o homenageado. Na competição de longas serão exibidos “Anjos de Ipanema”, de Conceição Senna, fazendo sua estreia mundial, e o documentário “Senhorita Maria, a saia da montanha”, de Rubén Mendoza, premiado nos festivais de Cartagena, Locarno e Amiens. Sexta-feira, “Diamantino” (Brasil, Portugal e França), de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, terá sua primeira exibição no Brasil, encerrando a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do Cine Ceará.

Sábado, dia 11, será realizada a premiação e cerimônia de encerramento do festival. Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil, emissora que em 2018 completa 20 anos, será homenageado. Também acontece a pré-estreia do primeiro capítulo da série da Globo “Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafios“, com a presença do diretor Halder Gomes e do protagonista Edmilson Filho.

Os curtas-metragens também vão marcar presença no Cine Ceará. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, estão 13 produções, incluindo o pernambucano “Nova Iorque”, de Leo Tabosa, os cearenses “A Canção de Alice”, de Bárbara Cariry e “Capitais”, de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, dentre outros.

Os vencedores das duas mostras competitivas serão agraciados com o troféu Mucuripe. Os longas serão premiados nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Concorrem ao troféu Mucuripe na competitiva de curtas os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

A programação conta também com o II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – Conne, além de oficina de roteiro, cursos de produções para séries de TVs e projetos incentivados e master class sobre melodrama. O público também poderá conferir a Mostra Olhar do Ceará, com mais de 20 curtas cearenses, as mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais e Cinema na Praça, com a exibição de episódios de Os Trapalhões. Este ano o Peru é o país homenageado com a Mostra de Cinema Peruano, que apresenta 16 filmes, de 31 de julho a 5 de agosto, na CAIXA Cultural Fortaleza, antecedendo o início do festival.

O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: SP Combustíveis, M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara. Agradecimentos: Enel e Oi. 

SERVIÇO

28° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 4 a 11 de agosto de 2018 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85) 3055-3465. Grátis.

Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n – Centro); Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema); CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles), Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Mais informações: www.cineceara.com. Email:contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

Continue ligado no CosmoNerd para mais análises e novidades da cultura pop, geek e nerd. Diariamente postamos conteúdos em vídeo, áudio e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, livros e games.