de peito aberto filme de peito aberto filme

CineMaterna exibe “De Peito Aberto” em 10 salas pelo Brasil

‘De Peito Aberto’, de Graziela Mantoanelli, chega às sessões CineMaterna no dia 8 de outubro. O documentário sobre aleitamento materno deve assim alcançar um público que vivencia as transformações proporcionadas pelo puerpério e busca, por meio da sétima arte, informação, lazer e acolhimento.

As sessões CineMaterna serão realizadas nas seguintes salas da Rede Cinemark: Shopping D (São Paulo), Parkshopping (São Caetano), Iguatemi Campinas (Campinas), Mogi Shopping (Mogi das Cruzes), Shopping Vitória (Vitória), no Shopping Goiabeiras (Cuiabá), Shopping Campo Grande (Campo Grande), Shopping Flamboyant (Goiânia), Plaza Niterói (Niterói) e no Floripa Shopping (Florianópolis). Para saber horários de exibição e preços, consulte o site https://www.cinematerna.org.br/.

O filme expõe e promove uma reflexão profunda sobre a maternidade nos dias de hoje, ao acompanhar seis mulheres de diferentes classes sociais durante os 180 primeiros dias de vida de seus bebês – período recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para amamentação exclusiva. O turbilhão de emoções e os desafios que as mães vivenciam nesse período, dão a tônica da produção, recheada de informações valiosas sobre o tema.

“De Peito Aberto” conta com o depoimento de renomados especialistas, entre eles a terapeuta argentina especializada em maternidade Laura Gutman, o pediatra espanhol Carlos González, o pediatra Moisés Chenciski e o psicólogo e terapeuta de família Alexandre Coimbra Amaral. Eles reforçam a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê e seu incomparável valor nutricional, além de ressaltarem a necessidade de apoio prático e emocional para que a mãe possa amamentar naturalmente. Outras questões são analisadas no documentário, como o papel da mulher na sociedade e a eficácia das políticas sociais e trabalhistas existentes.

O aleitamento materno é considerado pelas Nações Unidas como a ação isolada mais eficaz no combate à mortalidade infantil. Um tema com tamanha relevância social mobilizou mais de 700 mulheres a financiar coletivamente a primeira fase da produção, atendendo a um chamado da diretora para a realização de uma obra inédita sobre o assunto, com mais de 5 anos de pesquisa e 200 horas de material bruto, capitaneada pela Deusdará Filmes.

Apresentar ‘De Peito Aberto’ nos cinemas visa a alcançar um público diverso para contribuir com o fortalecimento da cultura do aleitamento materno, já que o tema envolve toda a sociedade. O site do filme traz conteúdos complementares e material de apoio a debates e discussões em rede.

“Ficamos muito felizes de apoiar a divulgação e exibição de ‘De Peito Aberto’, tão importante para a reflexão sobre o aleitamento materno. Acreditamos que a poltrona do cinema é excelente para amamentação, onde as mães conseguem relaxar e se vincular com seus bebês”, afirma Irene Nagashima, fundadora do CineMaterna.

“’Esse filme só existe porque muita gente esteve comigo nessa empreitada. Sou agradecida a todxs. Agora o filho no mundo não é mais meu. Esse filme é de todxs e para todxs. porque aleitamento não é só da mãe e do bebê. É a base da sociedade.”, conclui a diretora Graziela Mantoanelli.

Antes mesmo das sessões CineMaterna, ‘De Peito Aberto’ chega ao circuito comercial, em 3 de outubro. A distribuição é da Pagu Pictures.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.