Um dos galpões da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, foi atingido por um incêndio no final da tarde desta quinta-feira, 29, informa o G1.
O galpão não faz parte do prédio principal da Cinemateca, que fica na Vila Clementino, zona sul da capital, mas o local que foi atingido pelas chamas contém um material importantíssimo, como filmes de 35mm e 16mm, que seriam cópias para exibições, não os rolos originais, que ficam em outro local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o galpão possui diversos materiais inflamáveis, e as viaturas ainda estão trabalhando no local para contenção de danos. Nenhuma pessoa está ferida pelas chamas e a causa do incêndio ainda não foi descoberta, mas suspeita-se que um curto-circuito em algum dos ares-condicionados pode ter começado as chamas.
Cinemateca Brasileira está pegando fogo!
Galpão localizado na Vila Leopoldina em SP existe desde 2011, e já sofreu com alagamentos em 2020. O local tem cerca de 200 filmes e há poucos meses trabalhadores da cinemateca denunciaram o abandono da instituição pic.twitter.com/fYMuEgwGSt— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) July 29, 2021
Fechada e sob o comando do Governo Federal desde o inicio da pandemia da Covid-19, a Cinemateca Brasileira está passando por um alerta de abandono desde 2019, quando a Associação Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) deixou de gerir, incluindo a falta de pagamento de salário dos funcionários e a falta de material para manutenção do local.
Vale salientar que, em 2016, outro galpão da Cinemateca também pegou fogo, e em 2020, um alagamento pegou uma parte de um outro galpão, comprometendo parte do acervo.
A falta de cuidado com um dos maiores acervos culturais do país é fruto do descaso do governo Bolsonaro. Desde que extinguiu o Ministério da Cultura, transformando-o em Secretária, o sucateamento de diversos setores está cada vez mais explícito.