cine-matilha-mostra-de-cinema-venezuelano cine-matilha-mostra-de-cinema-venezuelano

Cine Matilha recebe Mostra de Cinema Venezuelano

Nos dias 27 e 28 de setembro acontece a Mostra de Cinema Venezuelano no Cine Matilha. Uma iniciativa das produtoras Juliana Bombrim e Patrícia Vaz em parceria com a Matilha Cultural. Durante esses dias serão exibidos filmes curtas e longas-metragens, produzidos pelas idealizadoras nos últimos seis anos, premiados e reconhecidos em festivais de todo o mundo.

O que define um lugar? Seu passado? Seu futuro? Os que ali moram? Os viajantes com suas expectativas e ansiedades? E um país, como se define? Por seu povo ou seu governo? Sua natureza? Seus conflitos? Suas perdas e esperanças?

São tantas as perguntas e também as respostas possíveis, que não nos arriscamos a respondê-las. Em contrapartida, a mostra é um convite para assistir a narrativas que ajudam, nesse intrincado mosaico, a conhecer um pouco mais de um país com suas belezas e contradições, conflitos, esperanças e descrenças, através da vida de personagens que narram a complexa vida na Venezuela atual.

Serviço
Mostra de Cine Venezuelano no Cine Matilha
Local: CINE MATILHA (Rua Rego Freitas, 542 – República, São Paulo)
Data: dias 27 e 28 de setembro
Horários: 16h às 20h
Entrada gratuita, sujeito à lotação

Programação

27 de setembro

 16h: La Soledad I 2016 I 89 min I ficção
Sinopse: Capturando a vida de pessoas reais em meio a crise venezuelana, La Soledad é a história de José, um jovem pai que descobre que a mansão em ruínas que ocupa sua família, em breve será demolida. Desesperado para salvar a todos da falta de moradia, José inicia uma busca por um tesouro amaldiçoado que há muito tempo dizem ter sido enterrado na casa.

– 18h: El Silencio de las Moscas I 2013 I 93 min I documentário
Sinopse: Marcelina e Mercedes moram em povoados vizinhos de comunidades agrícolas nos Andes Venezuelanos. Ambas dividem a mesma história trágica: suas filhas adolescentes se suicidaram, da mesma maneira que muitas outras pessoas desta zona rural, durante os últimos anos. Através da lembrança de suas perdas e de suas aflições, o filme nos leva ao mundo de dor tangível, no qual o silêncio se converteu em um traço muito significativo deste idílico e visualmente poderoso cenário natural, também violento. Histórias de vida, autópsias psicológicas, objetos evocativos e arte se misturam.

– 20h: Está Todo Bien I 2018 I 70 min I documentário
Sinopse: À medida que o sistema de saúde pública venezuelano colapsa, um casal de farmacêuticos, um traumatologista, um ativista social e dois pacientes com câncer enfrentam as mesmas dúvidas e percalços que milhões de compatriotas que tratam de sobreviver num país imerso no caos. Se perguntam se devem protestar ou render-se, imigrar ou aguentar, perder toda a esperança ou apegar-se a fé?

28 de setembro

 – 16h: curtas-metragens
Habitable (Habitável) – 2014, 10′ – ficção

Sinopse: Um homem idoso e solitário dá passos radicais para estar mais perto do amor da sua vida. Mora sozinho, cercado de lembranças em uma casa. Decide mudar o curso da sua vida. Um retrato modesto e tranquilo da perda do contato com o mundo exterior e a incapacidade de abandonar o amor profundamente enraizado

Galus Galus – 2016, 12′ – animação

Sinopse: Um homem em situação de rua vive seu dia a dia revirando lixos até que numa manhã, a alegria da amizade chega na sua vida fazendo que seu mundo se reinvente.

Harina (Farinha) – 2018,15′ – ficção

Sinopse: Roberto luta diariamente para sustentar a sua mãe que está desempregada na Venezuela. Surge um conflito quando ela pede para que ele compre farinha para seu bolo de aniversário.

Coco – 2017, 14′ – ficção

Sinopse: Uma noite na vida de Fran, em que acontecimentos inusitados e cotidianos se convergem.

 – 18h: La Familia I 2017 I 82 min I ficção
Sinopse: Andrés e seu filho Pedro vivem em uma comunidade operária de Caracas e quase nunca se veem. Como Andrés gasta seu tempo em vários empregos, Pedro perambula pelas ruas jogando com os amigos e aprendendo sobre a vida com o ambiente violento que o rodeia. Durante um jogo de bola, Pedro briga com um menino e o fere com uma garrafa. Ao descobrir isso, Andrés prevê uma retaliação e decide sair da comunidade em busca de refúgio. Esta situação irá apresentar um pai incapaz de controlar o adolescente, mas, ao mesmo tempo, de forma inadvertida, os torna mais perto do que nunca.

– 20h: El Amparo I 2016 I 101 min I docudrama
Sinopse: Na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, no final dos anos 80, Chumba e Pinilla sobrevivem a um ataque armado perpetrado nos canais do Rio Arauca onde também quatorze do seus colegas morreram na ação. O Exército Venezuelano acusa os homens de guerrilheiros. Eles dizem que são simples pescadores, mas as pressões para ceder diante da versão oficial são assustadoras.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.