Cine Matilha exibe filme Legends of Ska com a presença do diretor Brad Klein em São Paulo

O Cine Matilha exibe nos dias 15, 19 e 20 de junho, o filme Legends of ska, de Brad Klein. O filme celebra a música, a cultura e o entusiasmo da Jamaica como uma nação recém-independente, num resgate de um momento ocorrido há mais de 50 anos.

Após a exibição, haverá um bate-papo aberto com o diretor, contando com a participação de Michael Turner, respeitado pesquisador e colecionador da música jamaicana, co-autor de Roots Knotty Roots – The Discography of Jamaican Music, o mais completo registro dos lançamentos em disco e mediação de Otávio Rodrigues, conhecido como “Doctor Reggae”, por sua longa atuação em revistas, jornais e rádio, numa trajetória que se mistura à do desenvolvimento do reggae no Brasil. Otavio fez ainda o primeiro programa de reggae do rádio brasileiro, Roots Rock Reggae (Nova Excelsior FM, 1982), plataforma para a criação do Projeto Jamaica-Brasil, que com apoio do governo jamaicano, iniciou uma série de jornadas à ilha caribenha, fomentando o intercâmbio cultural entre os dois países. Após o bate-papo, haverá evento dançante com seleção musical de DJs experientes participantes.

O documentário explora a história do ska jamaicano original, sua importância e impacto na então incipiente cena musical da ilha. No espírito de Buena Vista Social Club e 20 Feet From Stardom, este filme centra-se principalmente nos anos 1962-1966, intercalando filmagens vintage e contemporâneas de concertos, fotografias raras, noticiários, artefatos, entrevistas e filmes caseiros de 8 mm. O ska foi o primeiro produto de exportação musical da Jamaica, uma onda que surgiu nos clubes de jazz e salões de dança de Kingston, a capital jamaicana, para gerar uma mania mundial. Sem o ska, não haveria reggae.

O filme destaca alguns pioneiros do ska, reunidos em Toronto durante o verão de 2002 para um fim de semana especial de concertos, chamado “Legends of Ska”. Trinta cantores e músicos da era do ouro do ska foram chamados para participar da maior reunião de bambas de todos os tempos. Nomes internacionalmente famosos, como Prince Buster, Alton Ellis, Derrick Morgan e Millicent “Patsy” Todd juntaram-se a outros artistas geniais, como Stranger Cole, Lord Creator e Rico Rodriguez num evento único. A Now Magazine canadense batizou o encontro de “Concerto do Ano de 2002”.

Sobre o Evento

15/06 às 20h30 exibição do filme + bate papo com o diretor

19/06 às 19h exibição do filme + bate papo com o diretor

20/06 às 19h exibição do filme + bate papo + discotecagem após a sessão com: Dj General Moser, Otávio Rodrigues e Dj Sapatoo

Sobre o diretor Brad Klein

– Mais de 30 anos de paixão e dedicação à música jamaicana

– Programa Radio Reggae na WICB-FM

– PR & Publicity @ RAS Records

– Criador/produtor de Reggaerobics e The World Beat Workout Steady Rock Sound Syndicate Deejay

– Apresentadora do programa Rude Radio na 770-AM KUOM

– Instrutor de Fire Down Below: A História da Música Jamaicana, na Universidade de Minnesota

– Palestrante convidado do Caribbean Music @ Perpich Center

– Apresentador na Conferência Internacional de Reggae, Universidade das Índias Ocidentais, Mona, 2010 e 2013

– Produtor e promotor dos concertos Legends of Ska, Palais Royale Ballroom, Toronto

– Produtor executivo, diretor e roteirista do documentário Legends of Ska.

MATILHA CULTURAL

Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo

Tel.: (11) 3256-2636

Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h

Wi-fi grátis

Cartões: VISA (débito/ crédito)

Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

www.matilhacultural.com