A-História-do-cinema-para-quem-tem-pressa A-História-do-cinema-para-quem-tem-pressa

Celso Sabadin e Marcelo Ikeda lançam livros no 29º Cine Ceará

O jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin lança no 29º Cine Ceará o livro “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa – Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas!” (Ed. Valentina. 2018). O lançamento será no sábado, 31 de agosto, ao meio-dia, no Hotel Oásis Atlântico, logo após o debate com os realizadores dos filmes exibidos na noite anterior.  Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Sabadin traça um panorama do cinema, desde a época em que seus inventores nem sabiam direito o que fazer com ele, até os dias de hoje, quando movimenta bilhões de dólares pelos cinco continentes.

No dia 6, data do encerramento do festival, também às 12h, após o debate, o crítico e professor Marcelo Ikeda lança “Fissuras e Fronteiras – O coletivo Alumbramento e o cinema contemporâneo brasileiro” (Editora Sulina. 2019). O livro analisa a experiência de um dos mais exitosos coletivos que renovaram o cinema brasileiro a partir deste século, o Alumbramento. Formado em 2006, inicialmente por dez membros em Fortaleza (CE) o coletivo imprimiu uma marca distintiva no contexto do cinema brasileiro contemporâneo, com um expressivo conjunto de obras realizadas de forma colaborativa, refletindo uma poética da afetividade, numa relação orgânica entre cinema e vida.

Os Autores

Celso Sabadin é Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É crítico de cinema, professor, curador e escritor. Autor dos livros Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo (1997/2000), Éramos Apenas Paulistas (2009) e O Cinema como Ofício (2010). Roteirizou e dirigiu o longa Mazzaropi (2013), e roteirizou o curta Nem Isso (2015), da obra de Luis Fernando Verissimo. Corroteirizou o longa documental Badi Assad (2018). É sócio fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Marcelo Ikeda é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Autor dos livros Cinema de garagem (com Dellani Lima, 2011), Cinecasulofilia (2014) e Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos políticos e econômicos (2015), entre outros. Sua presença na cena audiovisual contemporânea se expressa em sua atividade como cineasta, crítico e curador. Foi curador da Mostra do Filme Livre, do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2014), da Mostra de Cinema de Gostoso/RN (2015), do Circuito Penedo de Cinema/AL (2016). Coordenador geral das Mostras Cinema de Garagem (2012 e 2014) e Cine Nordeste (2017), além dos cineclubes Cine Caolho (2014-15) e Cine Rebuceteio (2017). Como crítico de cinema, escreve no site Cinecasulofilia, desde 2004, além de contribuir com diversas publicações online sobre cinema.

29º Cine Ceará

O 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, acontece de 30 de agosto a 6 de setembro em Fortaleza. É uma realização da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), Secretaria Estadual da Cultura, e da Prefeitura de Fortaleza através da Secultfor. Conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da SP Combustíveis, M. Dias Branco, Cagece, Banco do Nordeste, Café Santa Clara, Nacional Gás, Cegás, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (ANCINE). A promoção é da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO:

29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – Lançamento do livro “A História do Cinema Para Quem Tem Pressa”, de Celso Sabadin, dia 31 de agosto, às 12h, no Hotel Oásis Atlântico. Marcelo Ikeda lança “Fissuras e Fronteiras”, dia 6 de setembro, às 12h, no Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles). Mais informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tels: (85)3055-3465 e 99134-1101. Instagram: @cineceara. Facebook: FestivalCineCeara.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.