Com a filosofia de sempre apoiar criadores, a marca anuncia uma nova parceria com o The Animation Workshop, e vai oferecer uma bolsa de estudos em animação para uma talentosa aluna
Durante o Festival de cinema de animação de Annecy, que começa hoje na cidade de Annecy, na França, o Cartoon Network será o anfitrião de um evento focado nas mulheres do campo da animação. Como parte das ações para promover a igualdade dentro desse meio, a marca vai patrocinar uma estudante do The Animation Workshop, em um esforço para descobrir e apoiar novas mulheres talentosas, que no futuro podem se tornar grandes criadoras. Organizado pela Associação Internacional de Filmes de Animação, o Festival de Annecy existe desde a década de 1960, e é um dos maiores e mais respeitados eventos do universo da animação. Este ano, a programação vai homenagear o Brasil, e a série “Irmão do Jorel” concorre na categoria “TV”.
Encabeçando o painel sobre as mulheres da animação, estarão as mais bem-sucedidas e inspiradoras mulheres dos Estúsdios Cartoon Network. Entre as apresentações teremos uma exibição exclusiva da nova série “Summer Camp Island”, que foi criada pela animadora britânica Julia Pott. A série vai estrear nos Estados Unidos em junho. Além da presença de Julia, o evento, que acontecerá no dia 14 de junho, também terá a participação de Patricia Hidalgo, CCO (Chief Content Officer) para a Turner na Europa, Oriente Médio e Ásia, Ela Lee Wallberg, ex-aluna do The Animation Workshop e criadora da série “The Heroic Quest of the Valiant Prince Ivandoe” que está concorrendo a um prêmio no festival, e Lauren Sassen, diretora criativa de “Ursos Sem Curso”, que também foi indicada à premiação.
“Os talentos e a representatividade das mulheres na indústria estão sendo mais celebrada do que nunca, e estamos muito felizes de chamar a atenção para isso aqui em Annecy. A parceria com o The Animation Workshop vai dar uma bolsa de estudos a uma estudante excepcionalmente talentosa, cujo nome anunciaremos durante o painel!”, contou Patricia, que elogiou as mulheres que trabalham dentro dos Estúdios Cartoon Network. “Nós somos a casa de algumas das criadoras mais talentosas e respeitadas de indústria, mas sabemos que existem muito mais mulheres por aí, com grandes e inovadoras histórias para contar, e sabemos que desempenhamos um papel importante na descoberta e no apoio desses novos talentos”.
Michelle Nardone, diretora do bacharelado em animação do The Animation Workshop, parte da VIA University College, também comemorou a parceria. “Nós estamos honrados em ter o Cartoon Network apoiando uma das nossas estudantes para concluir seus estudos. Queremos incentivar jovens talentos, e esperamos que a candidata que receberá a bolsa se desenvolva como uma grande criadora na indústria, seguindo os passos de outras das nossas incríveis estudantes, como Eva Lee Wallberg”, comentou a diretora.
Representando o Brasil
“Irmão do Jorel” foi selecionada entre 3 mil inscritos para concorrer na categoria competitiva “TV”, no Festival Annecy deste ano, com o episódio “Eject Especial”. Para Juliano Enrico, criador e diretor da animação, está muito empolgado. “Exibir ‘Irmão do Jorel’ em festivais tão importantes, e competir com séries legais de várias partes do mundo, incluindo ‘Ursos Sem Curso’, produzida no Cartoon Studios de Los Angeles, vai ser incrível. É muito interessante enxergar como a série pode ser compreendida fora da América Latina. Estou curioso para saber como os nomes dos personagens serão pronunciados”, conta Juliano. Para ele, os escolhidos para a competição dão um ótimo gostinho do que é a série. “Os episódios ‘Eject Especial’ e ‘Perdido no Cinema’ expandem o universo do ‘Irmão do Jorel’, incorporando referências de outras partes do mundo, que na terceira temporada se estabelecem como elementos novos bem marcantes na série.”
Para Adriana Alcântara, diretora sênior de conteúdo e de produção nacional do Cartoon Network, essas indicações elevam o patamar qualitativo da animação no Brasil e abre frentes importantes para novas produções. “O Cartoon Network investe em produção nacional há mais de 10 anos de maneira robusta, e pretende investir ainda mais, com animações que tragam irreverência, personagens únicos, diversão e que tenham o DNA da marca”, completa.