Sonia Braga em cena de Aquarius kleber mendonça filho | lista filmes no telecine Sonia Braga em cena de Aquarius kleber mendonça filho | lista filmes no telecine

Canal Brasil | Filmes de 25 de setembro a 1º de outubro

2 Filhos de Francisco e Aquarius são destaques na programação de filmes do canal Brasil

E aí, ruma de nerds! Segue a programação com os filmes em destaque no Canal Brasil, de 25 de setembro a 1 de outubro:

Divinas Divas

Sinopse: A coprodução do Canal Brasil, eleita pelo público do Festival do Rio como melhor documentário, resgata a história da primeira geração de artistas travestis a fazer sucesso na agitada cena cultural do Rio de Janeiro. As protagonistas relembram como descobriram a vocação para o canto e o teatro, os exagerados figurinos dos primeiros espetáculos e a influência dos shows de vedetes realizados na década de 1950 nos teatros Carlos Gomes e João Caetano, localizados na Praça Tiradentes, a pouco mais de um quilômetro do Teatro Rival. Todos os depoimentos são intercalados com imagens de arquivo, entre vídeos, fotos e capas de revista, bastidores da preparação do novo espetáculo, ensaios e narrações da própria diretora ao lembrar sua infância convivendo ao lado dessas divas.

Há espaço para questionamento sobre o conservadorismo da época, infelizmente ainda intenso na sociedade atual. As transformistas falam sobre a aceitação da homossexualidade, a rejeição familiar – o depoimento de Brigitte de Búzios conta sobre uma internação psiquiátrica para cuidar do que a família chamava de doença – e a censura do regime militar. Casos curiosos sobre paixões da juventude e histórias de bastidores sobre as apresentações percorrem o documentário. Com grande talento para o canto e a dança, a direção mostra que há muito mais do que plumas e paetês por baixo do figurino extravagante. As Divinas Divas acompanharam as transformações políticas e sociais do Brasil ao longo dos anos. Para citar as próprias palavras de Rogéria no roteiro, elas são a prova de que estrelas não têm idade.

Horário: Segunda, às 22h

A Glória e a Graça

Sinopse: Glória (Sandra Corveloni) acaba de descobrir um aneurisma inoperável em uma região delicada do crânio. A patologia vem lhe gerando dores de cabeça frequentes e os vasos podem estourar a qualquer momento. A possibilidade de uma morte súbita alarma a mulher, já na meia-idade, e ela começa a procurar alguém disposto a cuidar dos filhos, a adolescente Papoula (Sofia Marques) e o menino Moreno (Vicente Demori) – eles não conhecem o pai. Sem muitas opções após ter criado as crianças basicamente sozinha, ela decide pedir socorro ao irmão, Luiz Carlos, com quem não fala há cerca de 15 anos. O reencontro após mais de uma década já seria estranho devido ao distanciamento entre os familiares e ganha mais um agravante: ele agora atende pelo nome de Graça (Carolina Ferraz) depois de assumir personalidade e vestuários femininos.

A reaproximação entre Glória e Graça não é fácil. De início, a mulher transgênero demonstra dificuldade em aceitar a possibilidade de se tornar uma figura materna, abandonar a vida construída contra todos os prognósticos reservados a quem adota nome e postura de um outro sexo e lidar com os problemas vividos com a irmã. Surpresa com a mudança de personalidade do então irmão, Glória tenta entender como lidar com essa nova figura, antes tão reconhecível. Ela trabalha na busca de um tratamento para a sua condição de saúde ao mesmo tempo em que procura forças para não se despedir precocemente das crianças. A aceitação dos filhos também é distinta; enquanto Moreno aproveita a chegada da tia para ocupar a posição paterna desconhecida, Papoula sofre com os dilemas típicos da adolescência.

Horário: Terça, às 22h

Assalto ao Banco Central

Sinopse: O filme é uma obra de ficção, inspirada no maior roubo a banco do século. Em Agosto de 2005, 164.7 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, Ceará. Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando 3 toneladas de dinheiro. Foram mais de três meses de operação. Milhares de reais foram gastos no planejamento. Foi um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil. Quem eram essas pessoas? E o que aconteceu com elas depois? São as perguntas que todo o Brasil se faz desde então.

Horário: Quarta, às 22h

Aquarius

Sinopse: A história começa no Recife dos anos 1980. Na sala do apartamento com vista para o mar de Boa Viagem é realizada uma comemoração aos 70 anos de Tia Lúcia (Thaia Perez). Adalberto (Daniel Porpino) faz um discurso em tributo à esposa, Clara (Bárbara Cohen), em reabilitação de um câncer de mama — o primeiro ato leva o nome de “O Cabelo de Clara” em referência as madeixas curtas da protagonista, recuperando-se da calvície, efeito colateral do agressivo tratamento à doença.

A trama salta da década de 1980 para o presente, sob o título de “O Amor de Clara”. A jornalista e escritora (agora vivida por Sônia Braga) é viúva há quase 10 anos e mora sozinha no mesmo apartamento da festa. A residência ainda guarda os antigos traços da decoração de tempos anteriores, com estantes repletas de livros e discos de vinil, mas ela está sozinha não apenas em casa, mas também no prédio. Seus vizinhos cederam ao assédio da Construtora Bonfim, representada por Diego (Humberto Carrão) e Geraldo (Fernando Teixeira), interessada em comprar todos os aposentos para demolir o edifício e construir um projeto mais moderno, de acordo com o padrão luxuoso dos imóveis da orla. A única remanescente se recusa a aceitar a oferta dos engenheiros, e mesmo com a insistência da empreiteira, nem ao menos topa ouvir uma proposta.

Horário:  Quinta, às 22h

2 Filhos de Francisco

Sinopse: Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador de Pirenópolis, no interior de Goiás, que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando o menino completa onze anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, fazem sucesso nas festas da vila onde moram (Capela do Rio do Peixe, distrito de Pirenópolis), mas devido à perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia.
Mirosmar (Dáblio Moreira) e Emival (Marcos Henrique) começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de quatro meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para seis mil pessoas em um espetáculo no interior do país, mas um acidente automobilístico encerra prematuramente a carreira da dupla, com o falecimento de Emival.
Após quase desistir da carreira artística, Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé Di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Welson, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante a carreira musical.

Horário: Sexta, às 22h

Quem Matou Pixote?

Sinopse: A trágica e conturbada história de Fernando Ramos da Silva, um semi-analfabeto que ficou conhecido ao interpretar o papel-título em “Pixote – A Lei do Mais Fraco”. Porém, quando a fama acabou, ele não conseguiu trabalho como ator, se desesperou e acabou enveredando pelo crime, como o personagem que interpretou.

Horário: Sábado, às 22h

Subte-Polska

Sinopse: Tadeusz (Héctor Bidonde) é um nonagenário judeu com uma trajetória de vida sofrida depois de ter enfrentado e sobrevivido a tantos conflitos. Na década de 1930, ele foi brigadista do exército durante a guerra civil espanhola, liderada pelo general Francisco Franco. O protagonista mal havia encontrado a paz e logo percebeu estar no meio de outra guerra ao ser obrigado a abandonar a Polônia, sua terra natal, após as investidas nazistas sobre o território do pequeno país europeu. A invasão comandada por Adolf Hitler e a ameaça de trabalhos forçados nos campos de concentração o trouxeram à Argentina, onde o homem desembarcou para escrever uma nova história. Em nosso vizinho sul-americano, o personagem encontrou trabalho na construção do metrô bonaerense – apesar de não haver registros reais desse emprego embaixo da terra.

Horário: Domingo, às 22h