Canal Brasil exibe o inédito e exclusivo “Vermelho Russo” nesta terça-feira, dia 17

Filme vencedor do Redentor de Melhor Roteiro no Festival do Rio em 2016, “Vermelho Russo” chega ao Canal Brasil nesta terça, dia 17, às 22h. O filme dirigido por Charly Braun mostra as amigas e atrizes Martha Nowill e Maria Manoella durante viagem à Rússia, para onde foram estudar interpretação.

“VERMELHO RUSSO” (2017) (92’)
Horário: Terça-feira, dia 17, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Charly Braun
Inédito e exclusivo

Sinopse: A atriz Martha Nowill viajou à Rússia em 2009, na companhia da amiga e colega de trabalho Maria Manoella, com o objetivo de aprender melhor os detalhes da famosa técnica de interpretação desenvolvida pelo intérprete Constantin Stanislavski – o método criado pelo soviético é reconhecido internacionalmente. O passeio gerou um diário de bordo com as experiências vividas por elas no país e os escritos foram inicialmente publicados em uma revista semanal. Cinco anos depois, elas retornaram a terras moscovitas para transformar os registros no guião do longa-metragem dirigido por Charly Braun, laureado com o Redentor de melhor roteiro no Festival do Rio em 2016, em elenco composto ainda por Michel Melamed e Soraia Chaves.

O filme mescla as linguagens documental e ficcional para narrar uma adaptação livre dos acontecimentos vividos pelas protagonistas nas gélidas ruas de Moscou. Marta (Martha Nowill) e Manu (Maria Manoella) vivem duas atrizes recém-chegadas à Rússia para aprimorar suas habilidades em cima dos palcos. A adaptação à nova realidade parece uma missão simples e o filme adota um tom turístico para mostrar a capital do país como uma grande cidade não muito diferente de outras metrópoles ao redor do mundo, fugindo dos estereótipos comumente impressos ao lugar. Lá, elas riem e se divertem com os novos cenários para os espetáculos das próprias vidas. O duro e temido inverno soviético, no entanto, chega com intensidade e começa a congelar o relacionamento entre as amigas assim como em guerras e batalhas do passado.

O frio da cidade toma conta do universo das protagonistas a partir da construção de um complicado triângulo amoroso. Um ator (Michel Melamed) beija uma delas e desperta uma crise de ciúmes entre as personagens. A cidade álgida e escura adota então uma onipresente atmosfera inóspita, complementada por um idioma de complicada compreensão. Os ensaios exaustivos em busca da perfeição técnica sob o olhar de um austero encenador (Vladimir Poglazov) deixam o clima ainda mais tenso e a animosidade entre as atrizes começa a atrapalhar as lições. O convívio entre elas torna-se insustentável e os conflitos são constantes. Entre nevascas, brigas e muitas doses de vodca, as atrizes vão descobrir o verdadeiro tom do vermelho russo – uma cor de tonalidade apaixonante e intensa.