Canal Brasil exibe “Comeback”, o último filme de Nelson Xavier, na terça, 31

Cameback será exibido pelo Canal Brasil às 22hs. Ator Nelson Xavier faleceu aos 75 anos, em maio de 2017

Na próxima terça-feiradia 31às 22h, o Canal Brasil exibe “Comeback”. O filme dirigido por Érico Rassi é também conhecido como o último trabalho do ator Nelson Xavier, morto em maio aos 75 anos. Pelo trabalho como um pistoleiro aposentado ávido por novos dias de glória,  Xavier levou para casa o troféu Redentor de Melhor Ator no Festival do Rio 2016. No elenco ainda estão Marcos de Andrade, Gê Martu e Everaldo Pontes.

COMEBACK (2017) (88’)
Horário: Terça-feira, dia 31, às 22h
Classificação: 16 anos
Inédito e exclusivo
Direção: Érico Rassi

Sinopse: Nelson Xavier dedicou mais de cinco décadas da sua vida ao cinema brasileiro. Falecido no último mês de maio aos 75 anos, o ator se despediu da sétima arte nacional com um trabalho capaz de encerrar sua carreira com maestria. Vencedor de dois Kikitos no Festival de Gramado por O Testamento do Senhor Napumoceno (1997) e A Despedida (2014), e do Candango da mesma categoria em O Mágico e o Delegado (1983) no Festival de Brasília, o artista encenou suas tomadas finais adicionando em sua estante o prestigiado Redentor na edição de 2016 no Festival do Rio. O primeiro longa-metragem dirigido por Érico Rassi, um faroeste obscuro e decadente, traz ainda no elenco Marcos de Andrade, Gê Martu e Everaldo Pontes.

Amador (Nelson Xavier) é um pistoleiro aposentado com saudade dos dias de glória em que era temido nos arredores da pequena cidade onde vive. A idade avançada não lhe traz mais o vigor para cometer os assassinatos de outrora e o andar cadenciado, acompanhado de um traje típico de gangster do velho oeste com um onipresente chapéu à cabeça para esconder a calvície não fazem do idoso uma figura potencialmente temida. O jagunço guarda de forma nostálgica um grande livro de recortes com reportagens publicadas sobre seus feitos, entre chacinas em bares e cadáveres encontrados, e mostra com orgulho a quem lhe pergunta sobre o passado. Suas atividades agora são bem menos intensas, mas ele continua na ilegalidade oferecendo máquinas de caça-níquel a donos de restaurantes e botequins a mando de um antigo colega de trabalho.

O desejo de ser novamente reconhecido como um bandoleiro sinistro por todos começa a aumentar quando ele é procurado por um jovem (Marcos de Andrade), neto de um antigo amigo empolgado em entrar para a vida do crime, e por dois cineastas interessados em produzir uma película sobre seus feitos. Mesmo com todas as adversidades trazidas pela idade, ele planeja seu retorno – ou comeback, como sugere o título da obra – e pretende dizimar seus inimigos. Com grande sensibilidade, o roteiro parte de um personagem supostamente bruto, de profissão nada louvável e inserido em um contexto que mescla thriller e western para fazer um sensível retrato de um homem em conflito com o envelhecimento. Figurino e trilha sonora complementam a atmosfera nostálgica da obra e a direção encontra, entre as ruas de terra de uma cidade qualquer do Brasil, um personagem improvável para discutir as agruras de um homem inconformado com a solidão e fraqueza da terceira idade.