cade o amarildo cade o amarildo

Cadê o Amarildo?, doc Original Globoplay, estreia nesta sexta (14)

Cadê o Amarildo? Dez anos depois, essa pergunta continua sem resposta. O desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza completa uma década no dia 14 de julho.

Até hoje não se sabe onde está o corpo de Amarildo, mas mergulhando nos detalhes do julgamento dos policiais militares envolvidos no crime e ouvindo testemunhas é possível contar passo a passo o que ocorreu naquela noite na favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Detido por policiais militares na porta da sua casa e levado para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região, Amarildo nunca mais foi visto. O documentário Original Globoplay ‘Cadê o Amarildo?’, produzido pelo Jornalismo da Globo, que chega à plataforma nesta sexta-feira, dia 14, revela material inédito sobre o caso que mexeu com o Brasil e ganhou repercussão internacional. Dirigido por Rafael Norton, o documentário traz depoimentos exclusivos de duas testemunhas que nunca foram ouvidas pela Justiça por que eram dadas como desaparecidas. O filme reconstitui passo a passo as últimas horas de vida de Amarildo na narração de testemunhas e réus durante o julgamento do caso. É a primeira vez que estes depoimentos são vistos e ouvidos publicamente.

A equipe também ouviu a esposa, filhos, uma irmã e uma sobrinha de Amarildo. Os familiares do pedreiro não foram indenizados pelo Estado até hoje e continuam morando na favela da Rocinha. O documentário traz ainda depoimentos dos promotores que cuidaram do caso, do delegado responsável pelas investigações, do ex-secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame, e da deputada estadual e ex-chefe da Polícia Civil Martha Rocha.

‘Cadê o Amarildo’ tem direção de Rafael Norton, direção de produção de Clarissa Cavalcanti, roteiro de Andrey Frasson e João Rocha, direção de fotografia de Daniel Torres e Eulym Ferreira, e é resultado também do trabalho investigativo conduzido pelo repórter Mahomed Saigg.

Reconstituição do caso Amarildo com atores e cenário virtual

A partir dos depoimentos, o documentário reproduz os principais acontecimentos da noite em que Amarildo desapareceu. As filmagens foram feitas nos Estúdios Globo e na favela da Rocinha. Para ajudar a recontar essa história, cenários virtuais 3D foram construídos e projetados em painéis de LED. Representando os principais personagens desta história estão atores do Instituto Arteiros, da favela Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Cadê o Amarildo? estará disponível no Globoplay a partir desta sexta-feira, dia 14. O Jornalismo da Globo já produziu para o Globoplay os documentários ‘Vale dos Isolados: O assassinato de Bruno e Dom’, ‘Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria’, ‘extremistas.br’, ‘Gabriel Monteiro – Herói Fake’, ‘Escola Base – Um repórter enfrenta o passado’, ‘A Corrida das Vacinas’, ‘A Corrida das Vacinas – Mercado Paralelo’, O Caso Prevent Senior’, ‘Cercados’ e ‘Marielle’.

Confira tudo que chega em julho na Globoplay aqui.