cabíria-festival cabíria-festival

Cabíria Festival lança campanha de financiamento coletivo

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, previsto de 25 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro, é uma expansão do Prêmio Cabíria de Roteiros, que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras, sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”. Para a primeira edição do evento será lançada uma campanha de financiamento coletivo, com meta de 35 mil reais, na categoria tudo ou nada, disponível de 20 de setembro a 31 de outubro na plataforma Benfeitoria, através do endereço www.benfeitoria/cabiriafestival.

No eco dos cortes dos financiamentos públicos e privados à cultura e da constante ofensiva à produção audiovisual promovida pelo governo federal, o setor reage e busca alternativas para manter vivas suas produções e ofertas de programação para o público. O evento pretende se consolidar como um espaço anual de debate sobre gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual, estimulando o crescimento quantitativo e qualitativo do protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras, além de oferecer ao público o contato com obras de cineastas mulheres. As atividades incluem painéis, masterclass, laboratórios, exibições de filmes seguidas de debates, além da própria premiação de roteiros de longas e de pilotos de série, e de argumentos infanto-juvenis.

O festival, que já conta com diversas parcerias com espaços de realização, instituições e agentes do audiovisual, promoverá uma campanha criativa, com recompensas que incluem marcas parceiras como Brownie do Luiz, TAG Experiências Literárias, Navega Cursos on line, entre outras, para apoiadores de todos os gostos e bolsos, sendo a contrapartida mais importante a contribuição efetiva para viabilizar o evento.

Dentre os parceiros que já aderiram ao projeto estão Projeto Paradiso, Instituto Dona de Si, Projeto Visionárias, Maquinário Narrativo, Tertúlia Narrativa, FRAPA – Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, ROTA – Festival do Roteiro Audiovisual (Rio de Janeiro), Pandora Filmes, Olhar Distribuição e Embaixada da França no Brasil.

Para a atriz e roteirista Karine Teles, entusiasta da iniciativa, “A importância do prêmio e do festival é para além do incentivo e do esforço em recuperar um tempo perdido pelas profissionais mulheres lutando para quebrar o muro da injustiça de gênero – são iniciativas que promovem a diversidade de olhares no audiovisual, a meu ver a única forma de evoluir”, declara.

Para Marília Nogueira, da Ipê Rosa Produções, e Vânia Matos, da Laranjeira Filmes, realizadoras do festival, “o evento possui parcerias sólidas, que garantem a sua relevância, mas ainda precisamos captar recursos para viabilizar despesas que os apoios não têm como absorver. Enxergamos o financiamento coletivo como uma forma positiva de convidar a sociedade a ser mais participativa, especialmente, num momento tão complexo para a produção cultural e audiovisual, setores fundamentais para uma sociedade saudável”, enfatiza.

Sobre o Prêmio Cabíria
Idealizado por Marília Nogueira sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”, o Prêmio Cabíria foi lançado em 2015. Seu nome resgata uma célebre personagem de Federico Fellini no filme “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina. Sua criação colocou em pauta três objetivos principais: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres relevantes, diversas e inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados, visando a ampliação das suas chances de encontrar financiamento e chegar às telas; e contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas mulheres. Em suas três edições (2016-2018), o prêmio recebeu inscrições de 427 roteiros protagonizados por mulheres, realizou duas bem-sucedidas campanhas de financiamento coletivo e distribuiu R$ 35 mil em prêmios.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube, ativando as notificações para não perder nenhuma novidade em vídeo.