Everlane-Moraes-cineasta Everlane-Moraes-cineasta

Cabíria Festival anuncia vencedores do 8º Prêmio de Roteiros e lança Rede de Talentos

Com homenagem à cineasta Everlane Moraes e premiação das vencedoras do 8º Cabíria Prêmio de Roteiros, aconteceu ontem (19) à noite, na Cinemateca Brasileira, a abertura oficial do Cabíria Festival. Pelo segundo ano consecutivo em São Paulo e com patrocínio da Spcine, o evento terá atividades presenciais até amanhã, dia 21, e se estende online até dia 23 com exibição de filmes, gratuitamente, para todo o Brasil através da Spcine Play e MUBI.

Diretoras do Cabíria Festival, Marília Nogueira e Vânia Matos deram boas-vindas ao público e agradeceram ao patrocinador e todos os parceiros que possibilitam a realização do evento. Anunciaram ainda a criação de um portal de portifólios online e com ações transversais com uma ampla rede de parcerias, a Rede Cabíria de Talentos que tem como pilares de sustentação o Cabíria Festival, o Prêmio Cabíria e o Cabíria Lab. A Rede será um espaço para roteiristas, cineastas e storytellers com o objetivo comum de impulsionar talentos do audiovisual e ampliar a contribuição para a igualdade de gênero e promoção da diversidade na cadeia produtiva.

Após chamarem ao palco a homenageada da edição, a cineasta Everlane Moraes, houve exibição de “Aurora”, curta-metragem de doc-ficção da diretora. Tanto essa produção quanto seus outros sete filmes podem ser vistos online para todo o país pela Spcine Play.

Emocionada, Everlane Moraes agradeceu ao Cabíria Festival pela homenagem e em seu discurso relembrou e enalteceu os muitos nomes que contribuíram para seus 15 anos de carreira, que fazem parte de relacionamento pessoal e profissional. E completou: “Que o nosso cinema possa cada vez mais, como dizia o mestre Krenak, furar as telas. Que seja realmente diverso como é o nosso povo, e como sempre deveria ter sido esse cinema brasileiro. Que ele possa ser o que ele quiser, comercial, introspectivo, contracultural, discursivo, crítico e acima de tudo afetivo-ético-político”.

As primeiras vencedoras conhecidas foram as premiadas pelos parceiros: o Prêmio Selo Elas – Cabíria Telecine, que oferece ao projeto vencedor uma consultoria com especialistas das equipes Elo Studios e Telecine, além do Workshop de Produção e Distribuição. O Prêmio Cardume Cabíria, em conjunto com a plataforma de streaming Cardume, premiou três roteiristas para o desenvolvimento de roteiros de curtas-metragens e o Instituto Dona de Si, iniciativa de Suzana Pires para talentos femininos, selecionou cinco talentos para participar da Jornada Dona de Si.

O último anúncio da noite foi o da premiação principal: o  Cabíria Prêmio de Roteiro, dedicado exclusivamente a celebrar roteiros de longa-metragem de ficção. A produção vencedora foi “Criadas”, de Carol Rodrigues (SP), que recebeu o Troféu Cabíria, um prêmio impulso em dinheiro e passa a integrar a cobiçada Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição de promoção do audiovisual brasileiro. Além da primeira colocada, também foram anunciadas as produções que ficaram em 2º e em 3º lugar, além de menções honrosas. As juradas foram a cineasta e atriz Galba Gogóia, e Maria Caú, roteirista e crítica de cinema.

8º CABÍRIA PRÊMIO DE ROTEIROS

AS PREMIADAS

1° Criadas, de Carol Rodrigues (SP)

2° Clarice, de Débora Mamber e Ana Durães (RJ)

3° Relatório Porão dos Botos, de Bea Morbach (PA) e Felipe Cruz, (PA)

Menções Honrosas

US, de Andrea Palermo (SP)

As Pés de Moleca e a Bruxa de Maria Mole, de Milena Ribeiro e Larissa Fernandes (GO)

PRÊMIO SELO ELAS CABÍRIA TELECINE

O Selo Elas é uma iniciativa da ELO Company para fomento de longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres. E o Telecine é um grande parceiro do cinema brasileiro. Em 2020, foi criado o Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine.

Roteiro premiado: US, de Andrea Palermo – ganhadora de uma consultoria com especialistas das equipes Elo Studios e Telecine, além do Workshop de Produção e Distribuição

PRÊMIO INSTITUTO DONA DE SI

iniciativa de Suzana Pires para talentos femininos, seleciona cinco talentos para participar da Jornada Dona de Si.

Premiadas: Andrea Palermo, Larissa Fernandes, Lidica F., Luciana Bezerra e Milena Ribeiro

 

PRÊMIO CARDUME CABÍRIA 

A Cardume, plataforma de streaming de curtas, tem como missão impulsionar o cenário do audiovisual independente de curta-metragem. O Prêmio Cardume-Cabíria é dedicado a argumentos de curtas de autoria e protagonismo de mulheres. Três histórias recebem um prêmio impulso em dinheiro e uma consultoria com a cineasta e idealizadora do Cabíria Prêmio de Roteiro, Marília Nogueira.

Roteiros Premiados –

1º – Joqueta, de Luciana Vieira (CE)

2º – Gordas, de Virna Silva Paz (CE)

3º – Salinas, de Lúcia Tupiassú e Teresa Dantas (PA)

A PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

Na sexta-feira, dia 21, às 11h, na ESPM, o workshop Produção e Distribuição com Elo Studios e Telecine contará com Barbara Sturm, diretora de conteúdo e vendas na Elo Studios, criadora e coordenadora do Selo ELAS, e Gabriel Cohen, responsável por aquisição e coprodução no Telecine. Em parceria com a MUBI, às 16h15m, o público terá a oportunidade de assistir na grande tela o ácido “Shiva Baby”, filme de estreia da cineasta canadense radicada nos EUA, Emma Seligman. O debate após a sessão será provocado pela jornalista Paula Jacob, editora-chefe da Revista Claudia, especialista em cinema e psicanálise.

Na mostra de filmes, às 18h30m, poderão ser vistos os curtas “Yuri Uxëa Tima Thë (A Pesca com Timbó”), de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, “Escasso”, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, “Eu Negra”, de Juh Almeida, e “Se trans for mar”, de Cibele Appes. Após a sessão, o debate será orquestrado pela cineasta e atriz Galba Gogóia.

Encerrando o festival, às 20h30m, a sessão Telecine apresenta “Saint Omer”, de Alice Diop. No dia 22, no youtube do Cabíria Festival, estará disponível uma entrevista exclusiva com a cineasta na qual comenta sua obra.

PROGRAMAÇÃO ONLINE E PARALELA EM PLATAFORMAS PARCEIRAS 

Na Spcine Play (https://www.spcineplay.com.br/), entre 18 e 23 de julho, estará disponível a obra completa de Everlane Moraes, a cineasta homenageada no festival. São eles: “Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana”“Allegro Ma Non Troppo“, “La Santa Cena”, “Aurora”“Pattaki“, “Caixa D’Água: Qui-Lombo é esse?”, “A gente acaba aqui” e “Monga, Retrato de Café“. Nos dias 22 e 23, será a vez dos curtas-metragens de outras diretoras: “Eu, negra”, “Se trans for mar” e “Yuri u xëatima thë” (A pesca com timbó)”, além do longa “Fogaréu”.

Telecine é parceiro do Cabíria Festival Audiovisual e terá especiais dedicados ao evento. No catálogo do Telecine, disponível no Globoplay e via operadoras de TV por assinatura, a cinelist Cabíria Festival (globoplay.globo.com/categorias/telecine-cabiria-festival) reúne títulos com direção feminina. A seleção conta com os filmes: “Alvorada”, “Boa Sorte, Leo Grande”, “Corsage”, “O corpo é nosso”, “Mar de Dentro”, “Medusa”, “Na Hora da Virada”, “Rafiki”, “Retrato de Uma Jovem em Chamas” e “Três Verões”.

MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria, disponibilizará entre os dias 18 e 23 de julho os filmes “Transviar”, de Maíra Tristão, e “A Felicidade das Coisas“, de Thais Fujinaga, destaques da programação do Cabíria Festival em 2022. Basta acessar www.mubi.com/cabiriafestival e utilizar o cupom cabiriafestival.

O festival é uma realização da Ipê Rosa e Laranjeiras Filmes, com o patrocínio da Spcine, parcerias da Embaixada da França, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, Cinemateca Brasileira, ESPM, Goethe-Institut Rio de Janeiro, ABRA e Instituto Dona de Si, e apoios do Cardume Curtas, Travessia, Canal Curta, Curta!On, Globo, Elo Studios, Selo ELAS, Série Lab, FRAPA, Rota Festival, Filmicca, Ateliê Escreva Criatura, Ovo Design, Etc Filmes, Imprensa Mahon, Revista Piauí e Agência Febre.

Serviço:

Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP

Programação de 19 a 21 de julho

Programação gratuita

Retirada de senha 1 hora antes de cada sessão/atividade

ESPM

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Programação de 18 a 21 de julho

Painel, Oficina, Workshops e Encontros com inscrições prévias ou retirada de senha 1 hora antes de cada atividade

Para acessar o local é preciso apresentar documento original com foto.

Informações em https://www.cabiria.com.br/

O FESTIVAL 

Desde 2015, o Cabíria Festival articula uma Rede de Talentos Femininos do Audiovisual.

Criada inicialmente como um Prêmio de Roteiro dedicado às histórias escritas e protagonizadas por mulheres, ao longo de oito anos, a Rede Cabíria de Talentos já premiou quase 100 histórias e beneficiou mais de 40 projetos, exibiu obras audiovisuais de mais de 150 realizadoras, além de impulsionar a carreira de dezenas de roteiristas e cineastas.

A partir de 2019 a iniciativa se expandiu para o formato de Festival abrangendo Premiação, Laboratório de Roteiro, Mostra de Filmes, Encontros Profissionais e de Formação, e Intercâmbio Internacional entre Cinematografias.

Atualmente, Cabíria Festival, Prêmio Cabíria, e Cabíria Lab formam os três pilares de sustentação da Rede Cabíria de Talentos que através de ações transversais com uma ampla rede de parcerias, mobiliza roteiristas, cineastas e storytellers com o objetivo comum de impulsionar talentos do audiovisual, contribuir para a igualdade de gênero na cadeia produtiva, agregando criadores de identidades de gênero diversas e a comunidade LGBTQIAPN+