Cabeça de Nêgo Os olhos do Mar Cabeça de Nêgo Os olhos do Mar

Cabeça de Nêgo, filme do cearense Déo Cardoso, estreia nos cinemas

Cabeça de Nêgo, primeiro longa do cearense Déo Cardoso, estreou nesta quinta-feira (21) nos cinemas do Shopping Benfica, Cinema do Dragão e Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, Ceará.

Com uma temática sobre preconceito e precarização do sistema escolar público, o filme acompanha a história de Saulo Chuvisco (Lucas Limeira), um estudante que, inspirado pela luta contra o racismo dos Panteras Negras, começa a buscar por mudanças em sua escola e enfrenta os diversos tipos de opressão. Assista ao trailer acima.

Em entrevista ao Estado de Minas, Déo Cardoso falou sobre como as escolas públicas são utilizadas para perpetuar a questão racial: “Muitas escolas públicas foram erguidas, inclusive arquitetonicamente, para simular prisões. Existe uma certa lógica ali que é muito excludente”.

O filme utiliza a internet como uma importante ferramenta de combate ao preconceito, e Cardoso acredita que o “mundo digital traz pontos positivos” para este combate, “através da democratização da informação“.

Além de Limeira, o filme também é estrelado por Jéssica Ellen, da novela Amor de mãe, Carri Costa, Nicoly Mota e Mateus Honori.

Com a direção e roteiro de Cardoso, Cabeça de Nêgo foi contemplado pelo Edital Longa de Baixo Orçamento Afirmativo 2016, lançado pela Agência Nacional do Cinema. Além de Fortaleza, o diretor também revelou quais as cidades em que o filme irá passar. Confira abaixo: