Blue Sky Studios Blue Sky Studios

Blue Sky Studios, de Era do Gelo e Rio, fecha as portas

A Disney anunciou o fechamento do estúdio de animação Blue Sky Studios, conhecidos por seus trabalhos em A Era do Gelo e Rio, ainda para 2021 (via Deadline).

De acordo com as informações, o fechamento do estúdio, que é uma subsidiária da Fox, decorre da realidade econômica que a pandemia instalou, com os parques temáticos fechados e a diminuição de lucro. “Dado a realidade econômica atual, depois de muita avaliação e consideração, tomamos a difícil decisão de encerrar as operações na Blue Sky Studios”, explica um porta-voz da Disney ao Deadline.

O último mês de trabalho do estúdio será abril e, ao todo, serão 450 funcionários afetados pelo fechamento, mas a Disney não divulgou se planeja remanejar parte destes para outros estúdios da empresa.

O Disney Plus, plataforma de streaming da Disney, está produzindo uma série com os personagens de A Era do Gelo, mas nenhuma informação foi dita. A Era do Gelo teve cinco filme lançados e arrecadou mais de US$ 3,2 bilhões em bilheteria, e Rio, com suas duas animações, renderam quase US$ 1 bilhão.

Fundado em 1987, o estúdio começou a se dedicar inteiramente a produzir animações originais depois que a Fox entrou em sua vida. Além das animações já citadas, o Blue Sky produziu O Touro Ferdinando, dirigido por Carlos Saldanha e indicado ao Oscar de Melhor Animação, além de Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme, Reino Escondido, Robôs, Horton e o Mundo dos Quem e Um Espião Animal.