O documentário Biocêntricos, dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo (Sementes do Nosso Quintal) e Ataliba Benaim (Saúde S/A), acaba de ganhar trailer oficial que pode ser visto logo a seguir:
O longa teve sua estreia na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com filmagens no Brasil, nos EUA, no Japão e na Costa Rica, o longa documental mostra como a bióloga e ativista Janine Benyus influencia a obra de ecologistas, arquitetos, designers, químicos, engenheiros e biólogos com a criação da Biomimética — inovadora metodologia científica que busca, na evolução da vida na terra, a inspiração de base para solucionar os problemas mais caros à humanidade contemporânea.
Biocêntricos busca tanto provocar quanto proporcionar ao público rotas de esperança, por ampliar a visão sobre as transformações possíveis da atualidade. Ao se considerar sustentabilidade, economia circular, ecologia e saúde como princípios de reconexão individual e coletiva com a natureza elementar que nos habita, é possível visualizar um futuro bem diferente das perspectivas distópicas que estamos nos acostumando a consumir.” Mas o filme vai além da reflexão filosófica e conceitual, mostrando soluções acessíveis, em muitos exemplos já materializados por esta prática.
Sinopse oficial – Biocêntricos
Como você reinventaria alguma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo? Em Biocêntricos, essa e outras provocações são respondidas pelos olhos e a voz da bióloga Janine Benyus. Percorrendo diversos cantos do planeta, ela revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética, uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica inspirada numa mestra com 3.8 bilhões de anos de experiência. Como um hub conectando saberes ancestrais, culturas, tecnologias naturais e iniciativas que escolhem a continuidade da vida como premissa de seus projetos, a carismática ativista nos propõe uma agenda comum, uma nova postura e uma ferramenta que está na ponta da lança da ciência contemporânea para enfrentarmos os desafios globais que temos pela frente.