Em determinada cena do filme “Barbie”, com as estrelas Margot Robbie e Kate McKinnon, um mapa aparece em tela, e isso gerou o banimento do filme no Vietnã.
Agora, a Warner Bros. comentou (via Variety) sobre o assunto, e que o desenho do mapa que aparece é para dar a entender que uma criança o produziu:
“O mapa é um desenho infantil feito com giz de cera. Os rabiscos retratam a jornada fictícia da Barbie de sua terra para o ‘mundo real’. Não houve intenção de fazer qualquer tipo de declaração com isso”.
No entanto, o mapa chamou a atenção de Vi Kien Thanh, diretor do Departamento de Cinema do Vietnã, pois o desenho está relacionado à “Linha das Nove Traços”, uma área marítima no Sul da China que é objeto de disputa internacional. Alguns países vizinhos à China, como o Vietnã, reivindicam parte desse território há anos. Em 2016, o Tribunal de Haia decidiu por unanimidade que a China não poderia utilizar a “Linha das Nove Traços”, mas a questão continua gerando impasses até hoje.
No filme de Greta Gerwig, essa cena ocorre quando a personagem de Robbie, que está passando por uma crise existencial, encontra a personagem de McKinnon, que também é uma Barbie, e é incentivada a explorar o mundo em busca de autoconhecimento.
“Barbie” também é estrelado por Ryan Gosling, America Ferrera, Will Ferrell, Hari Nef, Issa Rae e Simu Liu. No Brasil, o filme chega um dia antes, no dia 20 de julho.