As autoridades do Vietnã proibiram as exibições comerciais do filme “Barbie”, de Greta Gerwig, no país (via Variety).
O filme contém uma cena que mostra um mapa com uma representação das reivindicações territoriais da China no Mar da China Meridional, que o Vietnã diz violar sua soberania.
Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema e do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo do país, disse que a proibição foi decidida pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes:
“Não concedemos licença para o filme americano ‘Barbie’ ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, disse Vi Kien Thanh.
A cena em questão aborda a “linha de nove traços” (ou nine dash line), uma área marítima do Mar do Sul da China onde há questões geopolíticas em busca de conseguir espaço no território. Alguns países vizinhos à China, como o Vietnã, reivindicam uma parte deste território há anos. Em 2016, o tribunal de Haia decidiu por unanimidade que a China não poderia adotar a “linha de nove traços” – o que gera impasses até hoje.
Dentre do território, por exemplo, em que o Vietnã considera como parte de sua plataforma continental, há campos de petróleo importantes para o desenvolvimento do país. A China, até hoje, não reconhece a decisão de Haia.
O filme, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estava previsto para chegar aos cinemas vietinamitas em 21 de julho. No Brasil, o filme chega um dia antes, no dia 20 de julho. Confira o trailer abaixo: