bacurau-filme-juliano-dornelles-e-kleber-mendonca-filho bacurau-filme-juliano-dornelles-e-kleber-mendonca-filho

Bacurau será exibido nesta segunda, no Tela Quente

Na TV Globo, o ‘Tela Quente’ da próxima segunda-feira, dia 30, traz “Bacurau”, longa brasileiro que conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019 e foi premiado em diversos outros festivais de cinema. Dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com produção da SBS Productions e CinemaScópio e coprodução da Globo Filmes, o filme traz Sonia Braga em um dos papeis principais e apresenta uma mistura de gêneros como drama, faroeste, terror, fantasia e ficção científica. Tudo com uma excelente crítica social, como você pode conferir na crítica escrita pelo Márcio Bastos clicando aqui.

Num futuro próximo, os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, lamentam a perda de sua matriarca, Carmelita (Lia de Itamaracá), que viveu até os 94 anos. Dias depois eles descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

As filmagens na fictícia Bacurau aconteceram na comunidade de Barra, no município de Parelhas, sertão do Rio Grande do Norte. O elenco também traz nomes como o alemão Udo Kier, Karine Teles, Antonio Saboia e Carlos Francisco.

Bacurau: premiação, qualidade e ousadia

Com excelente arrecadação de bilheteria e aclamado pela crítica especializada, ‘Bacurau’ é considerado um filme empolgante, intenso, ousado e uma mistura certeira de crítica da realidade sociopolítica brasileira, sarcasmo e diversão. Além do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019, o filme também foi indicado a Palma de Ouro no mesmo festival, e ganhou diversos prêmios internacionais, como Melhor Filme no Festival de Munique, na Alemanha; Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio da Crítica no festival de Lima, no Peru; Prêmio do Público no Montréal Festival of New Cinema, no Canadá; Melhor Direção, Melhor Filme Júri Jovem e Prêmio da Crítica no Catalonian International Film Festival, na Espanha ;  Melhor Filme e Prêmio da Crítica no Festival de Cinema Fantástico da Universidade de Málaga (Fancine); Melhor Filme no Noir in Festival, em Milão, na Itália; Melhor Trilha Original no Festival de Cine de la Habana, em Cuba.

No Brasil, recebeu os prêmios de Melhor Filme Crítica, Melhor Filme Público, Melhor Direção Crítica, Melhor Direção Público, Melhor Roteiro Crítica, Melhor Roteiro Público, Melhor Ator Público e Melhor Fotografia Público no 46º festival Sesc Melhores Filmes 2020; Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Elenco, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro; conquistou o Prêmio da ABC como Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som; Prêmios APCA como Melhor Filme e Melhor Direção e Melhor Roteiro Original no 4° Prêmio ABRA de Roteiro. No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro conquistou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem, Melhor Ator, Melhores Efeitos Visuais.

A TV Globo exibe Bacurau logo após “A Força do Querer”, no Tela Quente.