Assista ao trailer legendado do longa, 1945 de Ferenc Török, estreia 05 de Abril

O premiado filme  1945 propõe tratamento singular para um importante momento da história. O novo lançamento da Supo Mungam Films estreia dia 05 de Abril nos Cinemas

A segunda Guerra Mundial, que vitimou 600 mil civis húngaros – dentre eles, 450 mil judeus – é pano de fundo para 1945. O filme, escrito e dirigido por Ferenc Török, recebeu o prêmio do público na mostra Panorama do Festival de Berlim 2017. Também foi laureado com o Yad Vashem no Festival de Jerusalém, concedido a obras relacionadas ao Holocausto. O drama húngaro é baseado no conto Hazatérés (Homecoming), de Gábor T. Szántó, que assina o roteiro junto com o diretor.

A trilha sonora é assinada por Tibor Szemzö (do filme A Árvore da Vida), a direção de fotografia por Elemér Ragályy ( A Ilha do Milharal) e a direção de arte por László Rajk (do vencedor do Oscar O Filho de Saul). Recentemente, o ator Péter Rudolf ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Hungarian Film Awards, o Oscar húngaro, por seu papel como tabelião da cidade. O filme igualmente recebeu o prêmio de melhor trilha Sonora. A estreia nos cinemas brasileiros será no dia 05 de Abril.

A bela fotografia em preto e branco é um dos destaques do intricado retrato de uma sociedade que busca reencontrar sua identidade após os horrores da guerra. Outro ponto alto fica a cargo da cuidadosa direção de arte, com acurada representação da época. O sentimento ao longo da obra ratifica a máxima de Thomas Wolfe: “você não pode voltar para casa novamente”. Afinal, lidar com a dor da transformação pode ser tão difícil quanto lidar com o fim.

Sinopse:

Em um dia de verão em 1945, um judeu ortodoxo e seu filho retornam a um vilarejo na Hungria, portando caixas misteriosas, enquanto os moradores se preparam para o casamento do filho do tabelião da cidade. Os habitantes – desconfiados, cheios de remorso e temerosos – esperam o pior e agem dessa forma. O tabelião teme que os homens possam ser herdeiros dos judeus deportados do vilarejo, representando uma ameaça às propriedades e bens que ele adquiriu ilegalmente durante a Segunda Guerra Mundial.

1945 | Hungria | 91 minutos | 2017 | Drama

Direção: Ferenc Török
Roteiro: Gábor T. Szántó e Ferenc Török
Elenco: Péter Rudolf, Bence Tasnádi, Tamás Szabó Kimmel e Dóra Sztarenki