As-Polacas-foto-@iqueesteves As-Polacas-foto-@iqueesteves

As Polacas, com Caco Ciocler, será exibido na 47ª Mostra SP

As Polacas, dirigido por João Jardim e produzido pela Migdal Filmes, será exibido na Mostra Brasil, dentro da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A primeira sessão será realizada no sábado, 28 de outubro, às 20h30, no CineSesc, com a presença do diretor. A segunda sessão ocorrerá na terça, 31 de outubro, às 13h30, no Reserva Cultural. “As Polacas” conta a saga da polonesa Rebeca (Valentina), uma mãe judia que vem ao Brasil com seu filho pequeno Joseph, e se torna alvo de Tzvi (Caco), dono de um bordel, envolvido com tráfico de mulheres.

Protagonizado por Valentina Herszage e Caco Ciocler, o filme teve sua primeira exibição no Festival do Rio, no dia 10 de outubro, e já ganhou teaser (abaixo). Com cenas que reconstituem o Rio de Janeiro do início do século XX e imagens documentais da época, a produção tem como mote a história real das “Polacas”, mulheres europeias, em sua maioria de origem polonesa, que eram enganadas com promessas de uma vida melhor e levadas a trabalhar em prostíbulos, ao desembarcar em países distantes. Algumas conquistas das polacas estão retratadas no filme, como a sua organização para assegurar direitos básicos, a Sociedade da Verdade, e também a construção de um cemitério para serem enterradas de acordo com suas crenças.

Além de Caco Ciocler e Valentina Herszage, o longa reúne no elenco principal as atrizes que interpretam as polacas: Dora Freind, Clarice Niskier, Anna Kutner e Isis Pessino. Já entre os atores destacam-se Amaurih Oliveira, como o capataz do bordel, e Otavio Muller, como o delegado local.

As Polacas tem roteiro de Jacqueline Vargas e Flavio Araújo, com roteiro final de George Moura. A história é livremente inspirada nas obras “El Infierno Prometido”, de Elsa Drucaroff, e “La Polaca”, de Myrtha Schalom. As Polacas é uma produção da Migdal Filmes, em coprodução com a Globo Filmes e a RioFilme. A distribuição nos cinemas será da Imagem Filmes.