As equipes de efeitos visuais (VFX) do Marvel Studios começarão a votar sua sindicalização em 21 de agosto. A votação irá até o dia 11 de setembro e o resultado sairá em 12 de setembro (via Variety).
A Marvel empresa mais de 50 funcionários na área de efeitos visuais e mais da metade confirmou que está apto a participar do processo de sindicalização da categoria para lutar por seus direitos junto ao IATSE (Aliança Internacional de Empregados do Cinema).
“Por quase [50 anos], os trabalhadores da indústria de efeitos visuais não tiveram as mesmas proteções e benefícios que seus colegas de trabalho tiveram desde o começo da indústria cinematográfica”, disse Mark Patch, organizador de VFX da IATSE. “Este é um primeiro passo histórico para os trabalhadores de efeitos visuais se unindo como uma voz coletiva, exigindo respeito pelo trabalho que fazemos”.
O IATSE representa quase 170 mil técnicos, artesãos e trabalhadores que trabalham no cinema e TV. Designers de produção, diretores de arte, operadores de câmera, técnicos de som e iluminação, editores, maquiadores e figurinistas estão entre os integrantes do sindicato. O esforço de sindicalização dos profissionais de efeitos visuais marca o pontapé para esta categoria, que permaneceu não sindicalizado desde o começo.
As críticas da área de efeitos especiais da Marvel ganharam palco após uma denúncia de um artista de VFX (via Vulture) comentando que o Marvel Studios extrapola nas exigências em seus projetos: “Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que é necessário. Enquanto outros estúdios trabalham em equipes de dez artistas, a Marvel coloca apenas duas pessoas”.
A decisão dos artistas de efeitos visuais de sindicalizarem ocorre em meio a maior greve que Hollywood está enfrentando, com roteiristas e atores paralisados , enquanto buscam negociar com os grandes estúdios e plataformas de streaming por melhorias trabalhistas.